O presidente do Condef (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência), Salvador Cruz Neto, fez uma visita nesta terça-feira (14) às obras do prolongamento do Calçadão, da Rua Marechal Floriano Peixoto, no trecho que vai do Centro Cultural Matarazzo até o Viaduto Tannel Abbud. A visita foi acompanhada pelo secretário municipal de Obras, Mateus Grosso.

A visita teve como objetivo conferir os mecanismos de acessibilidade utilizados para apresentar a população. O piso tátil do Calçadão será ligado até o começo da calçada da Rua Marechal Floriano Peixoto, que contará com uma mureta de apoio e acesso livre para passagem.

Na visita, o presidente do Condef conferiu e confirmou a acessibilidade no local Baseada na norma NBR 16537, que permite a utilização de uma linha guia edificada (uma mureta), no lugar do piso tátil convencional.

Segundo Salvador Neto, em sua visita constatou que no local foi construída calçada totalmente acessível e plana. “A pessoa com deficiência visual vai conseguir se orientar pela mureta de apoio para bengala, batendo e se orientando”, explica.

De acordo com o Secretário de Obras, as melhorias atenderão todas as pessoas. Em toda a extensão da calçada serão implantadas rampas de acesso, faixas de segurança, plantio de árvores, bancos, além de uma faixa elevada que ligará o Atende Prudente no prolongamento do Calçadão.

Conforme o presidente do Condef, “a acessibilidade nesta nova calçada de passeio beneficiará toda população, pois no local foram construídas várias rampas de acesso, faixa elevada, além de bancos e iluminação, para garantir a segurança de todos, inclusive evitando risco de queda para idosos, um espaço acessível para todos que utilizarão o local", conclui.