A homologação do processo licitatório para a construção do IFSP de Presidente Prudente (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) foi confirmada ao prefeito Ed Thomas pelo diretor de implantação, José Roberto da Silva, em reunião realizada nesta quinta-feira (26/01), no gabinete do Paço.

Também participaram da reunião o secretário Municipal de Planejamento e Habitação (Seplan), Edilson Magno, membros da equipe técnica do IFSP e integrantes da Construtora Carvalho Costa & Silva, empresa de Barretos que foi a vencedora do processo licitatório para a execução da obra.

Conforme o diretor de implantação, a licitação foi homologada no fim de 2023. No local, serão investidos R$ 11,5 mi e parte do valor já foi empenhado. A estimativa é de que o campus esteja concluído ainda em 2024.

Ainda de acordo com José Roberto da Silva, já foi efetuada uma vistoria na área, por parte da equipe do IFSP e pela Construtora Carvalho Costa & Silva, quando foram definidos os espaços onde serão as salas de aula, os laboratórios e demais espaços.

O campus de Presidente Prudente será composto por 18 salas, sendo cinco laboratórios, três salas administrativas e dez salas de aula. O terreno de 30 mil metros quadrados fica no Parque Imperial, zona oeste da cidade, área doada pelo município.

Ed Thomas reafirmou a importância do campus do IFSP para Prudente e toda a região, que vai oferecer educação de qualidade e consequentemente muitas oportunidades. “Agradecemos imensamente ao Governo Federal por acreditar e investir em Presidente Prudente, que já é um polo universitário, e terá seu potencial ampliado com a construção do campus”.

Campus provisório

Enquanto o campus definitivo do IFSP Prudente não fica pronto, a unidade funcionará em um local provisório: Rodovia Assis Chateaubriand, SP-425, 1150 – Bairro Aeroporto.

No dia 19 de dezembro de 2023 foi realizada a primeira aula oficial do campus de Presidente Prudente, após a emissão da Portaria de funcionamento emitida pelo Ministério da Educação, marcando o pontapé inicial da oferta de diversos cursos que virão.

O primeiro curso oferecido trata-se do FIC LIBRAS Básico 1, em parceria com a Associação de Surdos e Surdas de Presidente Prudente - ASSPP, com duração de 60 horas, oferecido às terças-feiras, das 14h às 17h. As aulas retornarão em janeiro, a partir do dia 23.