O município de Presidente Prudente foi reconhecido pela Secretaria de Estado da Educação pelo bom desempenho em alfabetização, e foi selecionado como um dos finalistas no prêmio ‘Município Destaque na Alfabetização’, que teve como referência os resultados da Avaliação de Fluência Leitora, teste realizado na rede de ensino com alunos dos segundos anos.

A premiação acontecerá em cerimônia marcada para 20 de fevereiro, na cidade de São Paulo, quando será lançado o ‘Programa Alfabetiza Juntos SP’. Presidente Prudente está estre os convidados do Governo do Estado, que parabenizou a gestão pelos esforços e conquistas, com empenho na promoção da educação e na garantia do direito à alfabetização.

Sobre a avaliação

A Avaliação da Fluência configura um novo instrumento avaliativo em larga escala. Foi implementada na rede pública de ensino em 2018 e visa aferir a fluência em leitura dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental.

Sua relevância ganhou espaço no meio educacional à medida que se verificou, na literatura e no meio acadêmico, que a oralização é essencial para a compreensão e, sem a fluência, os estudantes teriam dificuldades na aprendizagem.

É um teste oral, realizado por meio de um aplicativo que grava a voz dos estudantes durante a leitura de algumas palavras e um texto narrativo. Em seguida, os áudios são analisados e classificam os estudantes em um perfil de leitor: pré-leitor (não consegue ler convencionalmente com autonomia), leitor iniciante (lê com dificuldades, silabando) e leitor fluente (aquele que lê as palavras e partes do texto com compreensão e sem dificuldades).

As escolas do município de Presidente Prudente, em parceria com o estado de São Paulo, têm participado de todas as edições e apresentando melhoria nos resultados, conforme análise comparativa entre elas.

Na última avaliação, realizada no final de 2023, o município apresentou um Índice de Fluência em Leitura (IFL) de 6,0, considerando uma escala de até 10 pontos possíveis, com a participação de aproximadamente 1.800 estudantes.

A secretária Municipal de Educação (Seduc), Marta Andrade Mendes de Oliveira, ressalta que, a partir agora, o objetivo é articular a avaliação de fluência às demais avaliações, como o Saresp e o Saeb, e fazer uma análise desses resultados.

“Focar na melhoria dos indicadores a partir da aprendizagem significativa do ensino da língua, com incentivo à leitura, organização de projetos de leitura que envolvam a família, os gestores e garantir o desenvolvimento pleno de nossos estudantes em processo de alfabetização”, afirmou a secretária.