A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), anuncia a inauguração das duas primeiras unidades de ensino integral da rede, as EMEIPPs, que iniciarão suas atividades letivas na segunda-feira, dia 19 de fevereiro. As equipes se reuniram na tarde desta quinta-feira (15/02) para planejar o início dos atendimentos.

Inicialmente, as EMEIPPs serão alocadas no ‘Polo de Atividades do Conjunto Habitacional Ana Jacinta’ e na EM ‘José Carlos Pimenta’, será anexa à unidade do Ana Jacinta e com gestão compartilhada.

Os alunos, cerca de 200, serão transferidos de suas escolas de origem e passarão a estudar em tempo integral nas EMEIPPs, em uma jornada escolar ampliada, com 50 aulas semanais e duração de 45 minutos cada, organizadas de modo a atender os Componentes Curriculares Obrigatórios da Base Nacional Comum e também da parte diversificada.

As aulas serão de segunda a sexta-feira, das 7h20 às 16h40. Na primeira semana, o horário será reduzido para adaptação dos estudantes, portanto, o atendimento será das 7h20 às 12h30.

No ‘Polo de Atividades do Conjunto Habitacional Ana Jacinta’ haverá duas salas de primeiro ano, uma sala de segundo ano, uma de terceiro, uma de quarto e uma de quinto.

Já na EM ‘José Carlos Pimenta’ o atendimento será exclusivo para o 1º ano, duas salas, com foco em alfabetização.

Projetos pilotos, as Escolas Municipais de Tempo Integral (EMEIPPs) compõem a Política Municipal de Educação em Tempo Integral de Presidente Prudente, fundamentada na Lei Federal n. 9394/96 de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, bem como na Lei Federal 14.640, de 31 de julho de 2023 que institui o Programa Escola em Tempo Integral.

As diretrizes de funcionamento das EMEIPs foram elaboradas por uma comissão designada pela Secretaria Municipal de Educação e publicadas por meio do Decreto Municipal nº 34.887/2023.

Conforme o documento, as EMEIPPs serão destinadas aos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental uma jornada escolar ampliada, com 50 aulas semanais e duração de 45 minutos cada, organizadas de modo a atender os Componentes Curriculares Obrigatórios da Base Nacional Comum e também da parte diversificada.

As atividades extracurriculares, previstas para o período integral, incluem:

- Educação ambiental: promovendo a consciência ecológica e o respeito ao meio ambiente;

- Cultura e arte: estimulando a criatividade e a expressão artística;

- Esporte e lazer: incentivando a prática de atividades físicas e a socialização;

- Ciências e tecnologia: despertando a curiosidade científica e o interesse pelas inovações tecnológicas.

As matrículas para as EMEIPPs seguiram os critérios estabelecidos pela Secretaria Municipal de Educação e foram considerados os dados de pesquisa de interesse realizada pelas escolas no entorno.

A equipe gestora, bem como os professores que ministrarão os componentes da parte comum, será composta por profissionais efetivos do município. Estes profissionais foram cuidadosamente selecionados por meio de edital específico, com avaliação de currículo e apresentação de proposta de trabalho. As atividades referentes aos componentes da parte diversificada poderão ser ministradas por professores ou agentes formativos por meio de chamamento público.

Benefícios do Programa:

O Programa Escola em Tempo Integral oferece diversos benefícios aos alunos, como:

- Maior tempo de aprendizagem: proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento integral dos alunos;

- Reforço escolar: auxiliando no aprendizado e na recuperação de conteúdos;

- Desenvolvimento de habilidades socioemocionais: promovendo a autoestima, a autoconfiança e a capacidade de trabalhar em equipe;

- Prevenção da evasão escolar: proporcionando um ambiente acolhedor e estimulante para os alunos;

- Tranquilidade para os pais: garantindo que seus filhos estejam em um ambiente seguro e educativo durante todo o dia.

A partir de agora, o município de Presidente Prudente conta com duas estratégias de ensino integral: o Programa Cidadescola, que atende os alunos do Ensino Fundamental no contraturno escolar desde 2010, com estimativa de atender cerca de 2.350 crianças neste ano e, agora em 2024, a implementação das EMEIPPs.