Na segunda-feira, dia 19 de fevereiro, às 7h30, a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), realiza uma cerimônia para marcar a inauguração e início das atividades das duas primeiras escolas de ensino integral do município, as EMEIPPs. O ato será durante a recepção dos alunos no ‘Polo de Atividades do Conjunto Habitacional Ana Jacinta’, localizado na Avenida Raimundo Nonato Lima, 1071, ao lado da EM Karina Athia Krasucki, no Conjunto Habitacional Ana Jacinta.

A equipe está preparando o local e executando os últimos reparos nesta sexta-feira (16) para receber os alunos. No ato de inauguração, também estará presente o prefeito Ed Thomas e autoridades convidadas.

Já a segunda unidade de ensino integral funcionará na EM ‘José Carlos Pimenta’, anexa à EMEIPP do Ana Jacinta, que terá gestão compartilhada.

Sobre as EMEIPPs

Os alunos, cerca de 200, serão transferidos de suas escolas de origem e passarão a estudar em tempo integral nas EMEIPPs, em uma jornada escolar ampliada, com 50 aulas semanais e duração de 45 minutos cada, organizadas de modo a atender os Componentes Curriculares Obrigatórios da Base Nacional Comum e também da parte diversificada.

As aulas serão de segunda a sexta-feira, das 7h20 às 16h40. Na primeira semana, o horário será reduzido para adaptação dos estudantes, portanto, o atendimento será das 7h20 às 12h30.

No ‘Polo de Atividades do Conjunto Habitacional Ana Jacinta’ haverá duas salas de primeiro ano, uma sala de segundo ano, uma de terceiro, uma de quarto e uma de quinto.

Já na EM ‘José Carlos Pimenta’ o atendimento será exclusivo para o 1º ano, duas salas, com foco em alfabetização.

Projetos pilotos, as Escolas Municipais de Tempo Integral (EMEIPPs) compõem a Política Municipal de Educação em Tempo Integral de Presidente Prudente, fundamentada na Lei Federal n. 9394/96 de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, bem como na Lei Federal 14.640, de 31 de julho de 2023 que institui o Programa Escola em Tempo Integral.