A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), inaugurou nesta segunda-feira (19/02) as duas primeiras escolas de ensino integral do município, as EMEIPPs. Para marcar o início das atividades e a recepção dos alunos e familiares, a equipe gestora preparou uma recepção no ‘Polo de Atividades do Conjunto Habitacional Ana Jacinta’, que contou com a presença do prefeito Ed Thomas e da secretária da pasta, Marta de Andrade Primo de Oliveira.

Também estiveram presentes na inauguração a vereadora e vice-presidente da Câmara, Joana, D’arc, e a diretora Andreia Aparecida Pereira, que responderá pelos dois polos. O vereador William Leite e os deputados Mauro Bragato e Ricardo Madalena foram representados por seus assessores.

De acordo com a secretária da Seduc, não são apenas duas escolas de tempo de integral, mas também de ensino integral.

“São 50 aulas por semana, preparadas e pensadas para atender a Base Nacional Comum Curricular e também a parte diversificada, que foram planejadas para preencher o tempo de escola deste aluno com conteúdos cuidadosamente elaborados, que serão aplicados por meio de metodologias diversificadas e inovadoras, por profissionais selecionados e preparados. Estamos há muito tempo, e há muitas mãos, organizando essas duas unidades de ensino integral para oferecer o melhor aos nossos estudantes. É uma satisfação poder concretizar essa iniciativa”, declarou Marta.

O prefeito agradeceu as famílias presentes e ressaltou as conquistas de sua gestão na área da educação: duas Escolas novas no João Domingos Netto, uma de educação infantil e outra de ensino fundamental, que será entregue nas próximas semanas, além de inúmeras reformas já concluídas. Ed citou também o prêmio Fluência Leitora, que acontece nesta terça-feira (20), em São Paulo, que tem Prudente entre os finalistas do Estado.

Sobre as EMEIPPs

Na EMEIPP do Ana Jacinta serão atendidos 170 alunos, de 1º a 5º ano, sendo duas salas de primeiro ano, uma sala de segundo, uma de terceiro, uma de quarto e uma de quinto. Já na EM ‘José Carlos Pimenta’ o atendimento será exclusivo para o 1º ano, duas salas, com foco em alfabetização.

A jornada diária será de nove horas, das 7h20 às 16h40, e incluirá quatro refeições: café da manhã, colação antes do almoço, almoço e café da tarde. Para adaptação dos alunos, nesta primeira semana, as aulas serão até 12h30.

Projetos pilotos, as Escolas Municipais de Tempo Integral (EMEIPPs) compõem a Política Municipal de Educação em Tempo Integral de Presidente Prudente, fundamentada na Lei Federal n. 9394/96 de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, bem como na Lei Federal 14.640, de 31 de julho de 2023 que institui o Programa Escola em Tempo Integral.

As diretrizes de funcionamento das EMEIPPs foram elaboradas por uma comissão designada pela Secretaria Municipal de Educação e publicadas por meio do Decreto Municipal nº 34.887/2023.

Conforme o documento, as EMEIPPs serão destinadas aos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental uma jornada escolar ampliada, com 50 aulas semanais e duração de 45 ou 50 minutos cada, organizadas de modo a atender os Componentes Curriculares Obrigatórios da Base Nacional Comum e também da parte diversificada.

As atividades extracurriculares, previstas para o período integral, incluem:

- Educação ambiental: promovendo a consciência ecológica e o respeito ao meio ambiente;

- Cultura e arte: estimulando a criatividade e a expressão artística;

- Esporte e lazer: incentivando a prática de atividades físicas e a socialização;

- Ciências e tecnologia: despertando a curiosidade científica e o interesse pelas inovações tecnológicas.

As matrículas para as EMEIPPs seguiram os critérios estabelecidos pela Secretaria Municipal de Educação e foram considerados os dados de pesquisa de interesse realizada pelas escolas no entorno.

A equipe gestora, bem como os professores que ministrarão os componentes da parte comum, será composta por profissionais efetivos do município. Estes profissionais foram cuidadosamente selecionados por meio de edital específico, com avaliação de currículo e apresentação de proposta de trabalho. As atividades referentes aos componentes da parte diversificada poderão ser ministradas por professores ou agentes formativos por meio de chamamento público.

Benefícios do Programa:

O Programa Escola em Tempo Integral oferece diversos benefícios aos alunos, como:

- Maior tempo de aprendizagem: proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento integral dos alunos;

- Reforço escolar: auxiliando no aprendizado e na recuperação de conteúdos;

- Desenvolvimento de habilidades socioemocionais: promovendo a autoestima, a autoconfiança e a capacidade de trabalhar em equipe;

- Prevenção da evasão escolar: proporcionando um ambiente acolhedor e estimulante para os alunos;

- Tranquilidade para os pais: garantindo que seus filhos estejam em um ambiente seguro e educativo durante todo o dia.

A partir de agora, o município de Presidente Prudente conta com duas estratégias de ensino integral: o Programa Cidadescola, que atende os alunos do Ensino Fundamental no contraturno escolar desde 2010, com estimativa de atender cerca de 2.350 crianças neste ano e, agora em 2024, a implementação das EMEIPPs.