O prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas, e a secretária Municipal de Educação (Seduc), Marta de Andrade Primo de Oliveira, participaram do evento realizado pelo Governo do Estado nesta terça-feira (20/02), na Sala São Paulo, na capital, para premiar os 120 municípios destaques na Avaliação de Fluência Leitora 2023.

A cidade de Presidente Prudente foi destaque entre os 120 municípios paulistas, das 600 cidades que participaram da avaliação.

No evento, estiveram presentes o governador Tarcísio de Freitas e o secretário da Educação do Estado de São Paulo, Renato Feder, que também lançaram o programa Alfabetiza Juntos SP, uma iniciativa que pretende unir os 645 municípios e as 91 diretorias de ensino com o objetivo de atingir a alfabetização de crianças até os 7 anos de idade.

Sobre a avaliação

A Avaliação da Fluência é um novo instrumento avaliativo de larga escala, que foi implementado na rede pública de ensino em 2018 e tem por objetivo aferir a fluência em leitura dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental.

As escolas do município de Presidente Prudente, em parceria com o estado de São Paulo, tem participado de todas as edições, apresentando uma melhora nos resultados conforme análise comparativa entre elas.

Na última avaliação, realizada no fim de 2023, o município apresentou um Índice de Fluência em Leitura (IFL) de 6,0 de 10 pontos possíveis, com a participação de aproximadamente 1.800 estudantes. Com esse resultado, ficamos entre os 120 melhores municípios com maior número de alunos Fluentes na leitura no estado de São Paulo.

De acordo com a secretária da pasta, Marta de Andrade Primo de Oliveira, ressaltou sobre a importância em participar deste momento. “É com muita alegria que recebemos esse prêmio, em uma linda cerimônia. O sentimento que fica é que estamos no caminho certo. Estamos avançando na aprendizagem dos nossos estudantes”, comentou a secretária.

Ainda conforme a secretária, a partir de agora, o objetivo é associar a Avaliação de Fluência às demais avaliações, como Saresp e Saeb, e fazer a análise dos resultados obtidos, focar na melhoria dos indicadores a partir da aprendizagem significativa do ensino da língua, com incentivo à leitura, organização de projetos de leitura que envolvam a família, os gestores, além de garantir o desenvolvimento integral dos nossos estudantes em processo de alfabetização.

O prefeito Ed Thomas parabenizou os alunos pelo bom desempenho e a equipe da Secretaria Municipal de Educação, gestores e professores, que aplicaram os testes e prepararam os alunos durante todo o ano.