A Prefeitura de Presidente Prudente inaugurou nesta quarta-feira (28/02) a escola de ensino fundamental no Conjunto Habitacional João Domingos Netto, denominada EM Diretor José Roberto dos Santos. A cerimônia foi conduzida pelo prefeito Ed Thomas e contou com a presença de familiares do patrono.

Também estiveram presentes o vice-prefeito Izaque Silva, a primeira-dama e secretária da SAS, Clélia Tomazini, a presidente do Fundo Social, Lucimara Rodrigues Silva, o promotor de Justiça da Infância e Juventude, Marcos Akira Mizusaki, e os vereadores Joana D’arc, Nathalia Gonzaga, William Leite e Ivan Itamar.

O evento marca ainda o início das atividades letivas da unidade, que atenderá 200 alunos, divididos em oito salas de aula, quatro em cada etapa: dois primeiros anos e dois segundos de manhã e mais dois primeiros e dois segundos à tarde.

Conforme a Lei nº 9.252/2016, a unidade homenageia o ex-diretor da rede municipal de Presidente Prudente, José Roberto dos Santos, que atuou na EM Domingos Ferreira de Medeiros de 2000 a 2015, ano de sua morte. José Roberto também integrou a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Presidente Prudente e Região (Sintrapp), no cargo de diretor financeiro.

Para representar os familiares presentes, um dos filhos, Jonas Santos Parra, discursou e agradeceu a homenagem. Também foi entregue um quadro com a foto de José Roberto para que seja exposto na unidade.

A secretária Municipal de Educação (Seduc), Marta de Andrade Mendes de Oliveira, comentou sobre a alegria de poder entregar uma nova unidade de ensino aos alunos daquele bairro, que agora podem contar com uma escola nova e moderna.

“Como sempre diz o prefeito Ed Thomas, é muito mais do que entregar prédios, entregar obras, é transformar a vida das pessoas. E muitas vidas estão sendo transformadas por estas obras que estão sendo entregues aqui, no João Domingos Netto. Parabéns a todos os responsáveis, que assumiram a responsabilidade e concluíram a obra”.

Também conforme a secretária, a cada ano, um ciclo será inserido na unidade, até que todas as séries do ensino fundamental I sejam atendidas.

O promotor de Justiça da Infância e Juventude de Presidente Prudente, Marcos Akira Mizusaki, citou Paulo Freire, que diz a vê a educação como exemplo de transformação. “E esse espaço é para transformar pessoas. A educação, como diz Paulo Freire, é para a libertação, para a busca da liberdade. Parabéns à administração pelo gerenciamento dos recursos públicos, que foram bem empregados e garantiram a conclusão da obra.

Por fim, o prefeito Ed Thomas afirmou sobre a satisfação em poder voltar ao João Domingos Netto para entregar a segunda nova escola de sua administração. “Eu tenho certeza que essa escola ainda vai colher muitos frutos. Agradeço à equipe que já compõe essa unidade, que receberá todos os dias 200 alunos com dedicação. Assumimos esse compromisso e hoje estamos aqui para honrá-lo. Gratidão aos servidores que se empenharam para a entrega da unidade”.

Sobre a unidade

Na obra foram investidos R$ 1.376.841,52, sendo R$ 1.011.370,75 de repasses do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). A construção foi executada pela empresa Encotel Engenharia, Construção e Locação Eireli, vencedora do processo licitatório.

Paralisada desde meados de 2019 por falta de repasses do FNDE, a obra foi retomada em 2023 após articulação do prefeito Ed Thomas junto ao Governo Federal, que esteve em Brasília e se reuniu com representantes do órgão, conseguindo a liberação dos recursos.

Em um local amplo e arejado, a unidade conta com instalações modernas, mobiliários novos, ar-condicionado, ventiladores e um refeitório diferenciado em vidraçaria.

A EM Diretor José Roberto dos Santos está localizada na Rua José Machado, S/N, esquina com a Avenida Maria Menezes Alcântara. A unidade tem como diretora Fabiana Goes.