A Prefeitura de Presidente Prudente e suas secretarias municipais realizaram diversas ações nesta sexta-feira, 1º de março, para marcar o Dia de D de Mobilização Contra a Dengue, data determinada pelo Centro de Operações de Emergências (COE) do Governo de São Paulo a todos os 645 municípios para o reforço de iniciativas de prevenção e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti.

No Paço Municipal ‘Florivaldo Leal’ foram vistoriados os locais que podem ser utilizados como criadouros do mosquito: vasos de plantas, ralos, canaletas e bebedouros, por exemplo, que receberam detergente.

A ação foi acompanhada pelo responsável pela zeladoria do Paço Municipal, Claudinei Prates, pelo chefe de gabinete, Geraldo Gomes, pela assessora especial de gabinete, Lorena Barreiros, e pela servidora Sueli Coutinho.

Segundo Prates, esses locais recebem aproximadamente 5 litros de detergente por semana, conforme orientação da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), que acompanha a e vistoria o prédio periodicamente.

Ainda de acordo com o responsável pela zeladoria, todos os pratos dos vasos de plantas do Paço Municipal foram retirados ou foram completados com areia.

O detergente é um dos produtos de limpeza recomendados pelo Ministério da Saúde para recipientes onde não é possível eliminar ou dar a destinação adequada a possíveis focos, desde que a água não seja destinada a consumo humano ou animal.

As unidades de saúde do município realizaram entrega de material educativo, orientações sobre prevenção e combate à dengue, panfletagem, esclarecimento sobre sintomas, uso de repelentes e grupo de risco à doença para quem tem comorbidades.

Entre as unidades que realizaram as ações nesta sexta, estão ESF Nova Prudente, ESF Jardim Leonor, UBS Vila Real, ESF São Pedro, ESF Bela Vista, ESF Primavera, ESF Maré Mansa e ESF Cambuci, entre outras.

Na Secretaria Municipal de Educação (Seduc), a temática foi trabalhada nas unidades escolares e também no prédio onde funciona a secretaria. A coordenação de gestão educacional preparou um momento de conscientização a respeito do assunto, que contou com esclarecimentos importantes apresentados pela coordenadora pedagógica, Glenda Housomi. Houve trocas de informações e experiências importantes para a prevenção e combate da dengue.

Os servidores da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob) também se uniram e vasculharam todo o espaço que compõe a secretaria, além do entorno. A equipe recolheu vários materiais.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedepp) também fiscalizou os espaços de sua secretaria, inclusive os bebedouros, que pode ser um foco e servir como criadouro.