A Prefeitura de Presidente Prudente decretou luto oficial de três dias em sinal de pesar pela morte do coronel da reserva Élio Aparecido Costa, aos 70 anos, ex-comandante da PM na região, ocorrida no dia 05 de março de 2024. O Decreto Nº 35.226/2024 foi publicado em edição extraordinária do Diário Oficial desta quarta-feira (06/03).

Élio Aparecido Costa comandou o 18º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I) entre novembro de 2002 e outubro de 2005, que é sediado em Prudente e atua também em mais 20 municípios da região: Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Anhumas, Caiabu, Emilianópolis, Estrela do Norte, Iepê, Indiana, João Ramalho, Martinópolis, Nantes, Narandiba, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Rancharia, Regente Feijó, Sandovalina, Santo Expedito, Taciba e Tarabai.

No período de junho de 2000 e novembro de 2002, Costa comandou o 42º BPM/I, com sede em Presidente Venceslau e também abrange as cidades de Caiuá, Euclides da Cunha Paulista, Marabá Paulista, Mirante do Paranapanema, Piquerobi, Presidente Epitácio, Rosana, Ribeirão dos Índios, Santo Anastácio e Teodoro Sampaio.

Costa entrou para a reserva em 2011 e, segundo a nota de falecimento divulgada pelo 18º BPM/I, estava em tratamento médico contra um câncer.

“Em nome da Prefeitura, manifesto profundo pesar pelo falecimento do coronel Élio, muito querido e respeitado, não apenas entre os militares, mas em toda a sociedade. Estivemos juntos em muitas oportunidades, inclusive em caminhadas políticas, criando uma amizade que perdurou até seus últimos dias de vida”, declarou o prefeito.