O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e a Prefeitura de Presidente Prudente anunciam o evento de lançamento da pedra fundamental da construção do novo Campus prudention, que será dia 11 de março, próxima segunda-feira, às 10h, na Rua José Ângelo dos Santos, 211, Parque Imperial.

A cerimônia contará com a presença do prefeito Ed Thomas e das principais autoridades do município, além do reitor do IFSP, Silmário Batista dos Santos, do diretor geral do Campus Prudente, José Roberto da Silva. A deputada federal por São Paulo, Sâmia Bomfim, também confirmou presença.

Conforme dados do Instituto, a licitação foi homologada no fim de 2023. O terreno, doado pelo município de Presidente Prudente, é composto por 30 mil metros quadrados e está localizado no Parque Imperial, zona oeste da cidade.

A área contará com investidos na ordem de R$ 11,5 mi e parte do valor já foi empenhado. A estimativa do IFSP é de que o campus esteja concluído ainda em 2024. A Construtora Carvalho Costa & Silva, empresa de Barretos, foi a vencedora do processo licitatório para a execução da obra.

O campus de Prudente será composto por 18 salas, sendo cinco laboratórios, três salas administrativas e dez salas de aula. Os cursos ofertados pertencerão a três eixos tecnológicos: Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia e Infraestrutura, conforme definido após as três audiências públicas e a participação da população por meio de formulário eletrônico.

De acordo com informações do diretor, o Campus Presidente Prudente recebeu autorização do Ministério da Educação para ser implantado no modelo de dimensionamento de cargos 40/26, ou seja, permite que o campus tenha até 40 docentes e 26 técnicos administrativos, chegando a 800 alunos matriculados em cursos regulares. A expectativa é que nos próximos anos o campus passe para o dimensionamento 70/36, podendo assim ampliar a oferta de cursos e vagas.