O Programa Segurança nas Escolas, implantado pela Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), está em pleno andamento. Mais uma reunião aconteceu nesta quarta-feira (06/03), na sede da pasta. As formações do programa acontecem sob o comando da Empresa contratada Militium de Consultoria e Treinamento.

A Militium é formada por uma equipe de profissionais com histórico de atuação nas mais diversas áreas da segurança, a maioria ex-militares, são eles: os diretores Alexandre Fontolan e Silvio Saraiva, e a consultora Paulina Paulino, que ministram os treinamentos às equipes da Seduc.

O programa consiste em um conjunto de ações: prestação de serviços de consultoria e treinamentos; preparação da comunidade escolar; coordenação de rotinas e atividades internas e externas; integração das comunidades escolares à vida social.

Estão sendo desenvolvidas atividades em fase de projeto piloto em quatro escolas da rede municipal de ensino: EM professora Maria do Socorro Brito de Almeida; EM Domingos Ferreira de Medeiros; EM professora Vilma Alvarez Gonçalves; EM Giseli Dalefi.

No mês de novembro, ano letivo de 2023, as atividades foram iniciadas com a consultoria, o treinamento e capacitação de segurança no ambiente escolar aos funcionários.

Em 2024, estão sendo realizados encontros formativos com todas as equipes escolares, equipes de apoio, famílias dos alunos e conselho de escola com a proposta de juntos finalizarem o processo de elaboração escrita e treinamento dos procedimentos operacionais de segurança, conforme o ambiente e as necessidades de cada unidade.

Conforme o projeto estabelecido, o programa está sendo aplicado em três vertentes do ambiente escolar: estrutura, processos e pessoas.

No quesito estrutura, estão sendo avaliadas as questões estruturais das unidades escolares, como muros, portões, quantidade de portões, acesso, câmeras, alarmes, por exemplo, para seguir o cronograma de propositura das soluções de curto, médio e longo prazo que, sendo avaliadas pela gestão podendo ser implementadas conforme as necessidades e possibilidades.

Cada unidade estará contando com um projeto específico de acordo com todos os critérios avaliados e necessidades definidas que, estará fazendo parte dos “Procedimentos Operacionais Padrão - POP” da unidade.

Sobre o projeto:

Inicialmente, a Seduc realizou uma pesquisa com as 63 escolas que compõem a rede para a manifestação de interesse em receber o Programa Segurança nas Escolas. Na pesquisa, 11 unidades manifestam interesse pela participação e, dentre estas, quatro foram selecionadas, de acordo com os indicadores e a localidade contemplando diferentes regiões.

Nas fases de desenvolvimento do projeto um dos fatores de grande importância é o conhecimento do que a comunidade escolar entende por segurança capacitando pessoas para que elas possam detectar possíveis agressores, serem capazes de abandonar os espaços em situações de perigo e em casos de agressores ativos, o conhecido ‘Protocolo run–hide–fight’.

Todo o trabalho envolve a atuação de uma equipe multidisciplinar, que inclui militares da reserva, psicólogos, educadores, dentre outros profissionais.