O prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas, foi representado pelo chefe de gabinete, Geraldo Gomes, na solenidade em comemoração ao 58º aniversário do 18º Batalhão de Polícia Militar do Interior (18º BPM/I), realizada na manhã desta quinta-feira (14/03). A vereadora Joana D’arc representou o Poder Legislativo.

No evento estavam presentes autoridades militares, políticas e religiosas, que acompanharam toda a solenidade. Como parte da cerimônia, autoridades e personalidades que tiveram serviços relevantes prestados ao 18º BPM/I foram agraciados com a outorga da Medalha Cinquentenário.

Atualmente, o 18º BPM/I, comandado pelo tenente-coronel PM Luís Nelson Disaró, exerce o policiamento ostensivo e preventivo em uma área de 9.564,7 km², com seu efetivo distribuído em cinco Companhias Territoriais e uma Companhia de Força Tática, estrategicamente localizadas para abranger os 21 municípios na Região Oeste do Estado.

Histórico

O 18º Batalhão de Polícia Militar do Interior (18º BPM/I) teve sua origem em 31 de agosto de 1944, conforme o Decreto-Lei Nº 14.162, dando início à 3ª Companhia Independente em Presidente Prudente/SP.

Em 1965, atendendo à crescente demanda de segurança pública, a Lei Nº 9.193 promulgou a criação do Décimo Oitavo Batalhão de Polícia (18º BP). A cerimônia de transição da 3ª Companhia para o 18º BP ocorreu em 14 de março de 1966, com o Ten Cel PM Vicente de Falco assumindo como o primeiro Comandante. Em 31 de janeiro de 1973, o novo quartel do 18º BPM foi solenemente inaugurado em Presidente Prudente/SP.