O prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomas, recebeu na manhã desta terça-feira (19/03), no gabinete do Paço Municipal “Florivaldo Leal”, os organizadores do Pedalando Pela Vida, iniciativa que tem como objetivo aumentar o estoque de sangue do Núcleo de Hemoterapia da Santa Casa de Presidente e do Banco de Sangue do Hospital Regional.

A reunião foi acompanhada pelo secretário Municipal de Saúde, Breno Erbella Casari, e pelos organizadores, André Lima, Andreia Perenha, Nilton Cesar, Soellyn Barroca e Elisson Sanches, que representam também o grupo de ciclistas ‘Galera do Fecha’.

De acordo com André Lima, a quarta edição do evento tem uma meta ainda maior, que é de alcançar 2.000 doações de sangue com a Campanha, superando a edição anterior, que garantiu cerca de 1.500 doações.

Conforme Breno Casari, secretário municipal de saúde, 2.000 bolsas de sangue são suficientes para atender os hospitais por aproximadamente três meses e podem socorrer cerca de 8 mil pacientes.

“No fim de 2023, as doações foram prejudicadas na cidade por conta do cenário da dengue, com baixas de até 40%. Essa é uma oportunidade para colaborar com a recomposição dos estoques e ajudar o próximo”, comentou o secretário.

A Campanha Pedalando Pela Vida tem início nesta quarta-feira, dia 20 de março, e se estende até 20 de maio. Os doadores que se identificarem nas doações da Santa Casa e do HR receberão um voucher, que poderá ser trocado gratuitamente pela camiseta do evento.

No dia 16 de junho será realizado o passeio ciclístico ‘Pedalando Pela Vida’ para marcar a campanha, com a participação dos doadores que colaboraram com a iniciativa, data que se comemora também o Dia Mundial do Doador de Sangue, lembrado em 14 de junho. A partida está prevista para acontecer no Centro Olímpico de Presidente Prudente.

O prefeito Ed Thomas parabenizou a equipe pela iniciativa, que já ajudou muitas pessoas e traz em 2024 com uma meta ainda maior. “A colaboração da administração municipal é mais que uma obrigação. Uma iniciativa de credibilidade e com um objetivo muito importante, parabéns a todos que participam e colaboram”.

A equipe também realizará um segundo evento relacionado ao ciclismo, que deve integrar as comemorações do aniversário de Presidente Prudente, com previsão de acontecer entre setembro e outubro. Os detalhes serão sendo alinhados e serão divulgados posteriormente, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes (Semepp).