A Prefeitura de Presidente Prudente, a Câmara Municipal, a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp), a Energisa, o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), a Prudenco e as Secretarias Municipais se reuniram na manhã desta quinta-feira (21/03), no gabinete do Paço, para traçarem ações de segurança pública nas áreas que abrangem a linha férrea, o entorno do Terminal Rodoviário e a área central da cidade.

O encontro foi conduzido pelo prefeito Ed Thomas e contou com a presença do tenente-coronel PM Luís Nelson Disaró, que é comandante do 18º BPM/I, do delegado da Polícia Civil, Matheus Nagano, da vice-presidente da Câmara, Joana D’arc, do presidente da Acipp, Raul Audi, do coordenador de grandes clientes da Energisa, Carlos Eduardo Mariano, do capitão PM Barros, do presidente do Conseg, Rodrigo Romão, da secretária da SAS e primeira-dama, Clélia Tomazini, do presidente da Prudenco, Guilherme Rutka, e dos secretários de Saúde, Breno Casari, de Meio Ambiente, Bill Paschoalotto, de Obras, Mateus Grosso, e do chefe de gabinete, Geraldo Gomes. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedepp) foi representada pelo assessor de secretaria, David Santos.

De acordo com o comandante do 18º BPM/I, Luís Nelson Disaró, a linha férrea necessita de ações de segurança primária, que são limpeza, roçagem, iluminação e identificação dos imóveis abandonados.

O prefeito Ed Thomas determinou que as Secretarias Municipais, com apoio da Prudenco, se responsabilizem, a partir de agora, pela limpeza e roçagem da linha férrea, assumindo um trabalho que deveria ser executado pela Rumo Logística, empresa que detém a concessão da malha ferroviária em Prudente.

Ainda segundo o comandante do 18º BPM/I, desde fevereiro têm sido realizadas operações efetivas na região da linha férrea, que resultaram na prisão de 14 pessoas em aproximadamente 20 dias.

Desde a semana passada, também tem sido articulado um trabalho em conjunto entre Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedepp) para vistoria em bares na região da zona leste. A operação já garantiu o fechamento de um estabelecimento em situação irregular, que havia sido lacrado anteriormente e foi reaberto sem a devida regularização, quatro notificações e duas orientações.

A Polícia Militar tem realizado um mapeamento dos imóveis abandonados na área central de Prudente, que também servem como pontos para ocultação de bens provenientes de roubos e furtos, esconderijo de criminosos e abrigo para usuários de entorpecentes. Até o momento, foram contabilizados 40 imóveis com essas características e parte deles já foram utilizados para algum fim ilegal.

O presidente da Acipp, Raul Audi, garantiu que a Associação Comercial participará efetivamente nessa parceria, com apoio, suporte e incentivo aos comerciantes que atuam nas proximidades da linha férrea e no entorno do terminal rodoviário.

A energisa, representada pelo do coordenador de grandes clientes, Carlos Eduardo Mariano, mencionou que a empresa está disposta a colaborar com a força-tarefa, considerando que o local não pode receber postes de iluminação pública, por se tratar de uma área pertencente à União.

Mateus Grosso, Secretário municipal de Obras (Sosp), lembrou que a região da Rua Mendes de Morais, nas proximidades da linha férrea, foi uma das primeiras a receber as novas luminárias em led, ainda em maio de 2023, na primeira semana de contrato com a Stylux. “A iluminação do entorno está em dia, foi nossa prioridade. Já onde passa a linha férrea, os postes de iluminação pública não podem ser instalados”.

Outro assunto pautado na reunião foi o terreno da antiga Cati, que pertence ao Estado de São Paulo e está sem a manutenção necessária. O município de Presidente Prudente já protocolou junto ao Governo Estadual um pedido de cessão da área e um pedido que o local seja reaproveitado para alguma finalidade, como estacionamento para o Poupa Tempo.

Segundo o coronel Disaró, a junção dos grupos é necessária para somar forças, pois a polícia não consegue estar em todos os lugares ao mesmo tempo.

“Os índices mostram que nossa região ainda é a mais segura do Estado, porém, sabemos que há uma situação pontual a ser solucionada. Solucionando o problema da linha férrea, consequentemente, o problema da rodoviária será resolvido”.

O prefeito Ed Thomas afirmou que a união de todos é para a busca de uma solução imediata, cada um colaborando com suas expertises, e agradeceu a participação de todos. “Somar forças e assumir responsabilidades”.