Ofertada por meio do edital ‘Cultura e Arte por toda a Parte’, a oficina “Teatro, Escola e Infância” está sendo oferecida a professores da rede municipal de ensino de Presidente Prudente desde o dia 11 de março de 2024.

Voltada à formação de professores de escola pública, a oficina é ministrada pelo professor Franco Caldas Fuchs, mestre em teatro pela Udesc. Até o momento, o projeto já atendeu duas turmas de docentes, em oficinas com duração total de seis horas para cada grupo.

As duas primeiras turmas contemplaram professores da EMEIPP Professora Doutora Gilza Maria Zauhy Garms e da EM professora Carmen Pereira Delfim.

No projeto são apresentadas práticas teatrais e informações teóricas, incentivando professores a trabalharem a linguagem teatral com seus alunos, seja especificamente em aulas de arte ou no modo interdisciplinar.

Os encontros são compostos por conversas sobre as potências criativas da infância e sobre o processo de ensino-aprendizagem de Teatro na escola, de acordo com diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

De acordo com Franco Caldas Fuchs, professor da formação, os participantes foram estimulados na criação de improvisações cênicas, a partir de memórias de infância e com base na leitura de livros criados por crianças em parceria com adultos. Nesse processo, os docentes entraram em contato com fundamentos do teatro e, especificamente, da improvisação.

Cronograma de Encontros

- Professores da EMEIPP Professora Doutora Gilza Maria Zauhy Garms.

Encontros nos dias 11 e 25/03 e 08/04, das 17 às 19h.

A oficina está acontecendo no Ceforppe (Centro de Formação Permanente dos Profissionais da Educação de Presidente Prudente).

- Professores da EM professora Carmen Pereira Delfim.

Encontros nos dias 20 e ainda 27/03, das 18h às 21h na unidade escolar.

A escola optou por realizar dois encontros de três horas.