O município de Presidente Prudente anuncia a adesão ao SEI Cidades, programa lançado pelo Governo do Estado de São Paulo. A confirmação aconteceu após a participação do prefeito Ed Thomas no 66° Congresso Estadual de Municípios, em Campos do Jordão (SP), onde a Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD) também esteve presente.

Totalmente gratuito, o sistema viabilizado pelo Serviço Eletrônico de Informações (SEI) busca reduzir a burocracia e o uso de papel, aumentar a agilidade e segurança no fluxo das informações tramitadas.

O SEI faz parte das três estratégias transversais dentro da SGGD e do Governo de SP: o combate à burocracia, a busca por uma ótima gestão pública e a transformação digital do Estado. O sistema foi desenvolvido pelo TRF-4 e cedido ao Governo de São Paulo em acordo de cooperação assinado recentemente no Palácio dos Bandeirantes. Pelo acordo, a SGGD faz a gestão do SEI junto aos municípios com apoio estratégico da Prodesp.

De acordo com o secretário Municipal de Tecnologia da Informação de Presidente Prudente (Setec), Helton Sapia, o processo de implantação já foi iniciado e deve ser concluído em até seis meses. “Estamos levantando quais secretarias despacham com o Estado para que possamos capacitar os servidores”, explicou.

Ainda segundo o secretário, os municípios precisam regulamentar a adesão por meio de Leis, no entanto, “Prudente sai na frente mais uma vez, pois a cidade já possui a regulamentação necessária por meio do Decreto Nº 34.112/2023, que implantou o processo eletrônico no âmbito da administração pública”.

O prefeito Ed Thomas parabenizou o Governo do Estado pela iniciativa, que vai facilitar e aproximar a relação entre Estado e municípios, dando agilidade e transparência aos processos. “Parabenizo o Governo do Estado, em nome do governador Tarcísio, por essa ferramenta que vai trazer muitos benefícios à gestão pública”.