O prefeito Ed Thomas e a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Clélia Tomazini, assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), para criação de um grupo reflexivo voltado ao restabelecimento de vínculos familiares.

Uma das frentes de trabalho propostas pelo MP é promover a recuperação e reeducação de homens autores de violência contra a mulher, por meio de atendimentos em grupos de apoio, com base no que dispõe a Lei Maria da Penha (Lei n. 11.340/2006), como uma das medidas necessárias para a proteção da mulher.

De acordo com o documento, os grupos reflexivos destinados aos homens agressores terão como objetivos “estimular reflexões de comportamento diante da situação de violência, refletir a respeito das relações de poder e seus significados, promover espaços de escuta e orientação e diminuir o índice de violência contra a mulher por meio de ações preventivas”.

O município ficará responsável por disponibilizar local para realização das atividades e profissionais para planejamento e coordenação das ações.

“Nosso objetivo é ampliar os serviços voltados à preservação da mulher e da família. Este grupo, proposto pelo MP e pelo judiciário, tem a intenção de recuperar estes homens infratores, buscando evitar a reincidência”, declarou Ed Thomas.

Além do chefe do executivo e da primeira-dama, também participaram da reunião o secretário de Assuntos Jurídicos, Pedro Anderson da Silva, e os promotores Vanessa Zorzan, Marcelo Creste e Fernando Galindo Ortega.    

Fonte: Secretaria de Comunicação