A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), inaugurou nesta segunda-feira (15/04) a segunda unidade do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Projeto Aquarela II, polo zona norte, localizada no Parque Alexandrina, onde serão atendidas cerca de 200 crianças e adolescentes entre seis e 15 anos. A cerimônia foi conduzida pelo prefeito Ed Thomas, pela secretária da SAS e primeira-dama, Clélia Tomazini, e pelo gerente do projeto, Fernando Diamante.

Também estiveram presentes na inauguração o vice-prefeito Izaque Silva, os vereadores Ivan Itamar, Nathália Gonzaga e Joãozinho da Saúde. O deputado Mauro Bragato, o deputado Sebastião Santos e o vereador Professor Negativo foram representados por seus assessores. O professor Itamar Xavier, que realizou o trabalho artístico de grafitagem no local, também participou.

Para abrilhantar o ato, os professores das oficinas de Música do Projeto Aquarela tocaram e cantaram os hinos Nacional e de Presidente Prudente.

No projeto há mais de 15 anos, Fernando Diamante declarou que a segunda unidade era um sonho que vinha sendo alimentado há muitos anos. “Não consigo expressar tamanha satisfação em poder fazer parte desse projeto, esse novo espaço de cultura e cidadania. Há muito tempo procurávamos um local adequado, uma boa estrutura, preferencialmente na zona norte. Encontramos e trabalhamos para que ele fosse apropriado para receber nossas crianças. Agraço imensamente a secretária e a toda equipe, que carregam o projeto com muita responsabilidade”.

O vereador Ivan Itamar, morador da zona norte, parabenizou e agradeceu Clélia Tomazini pela iniciativa. “Sei da luta da secretária, que há muito tempo estava trabalhando para trazer o projeto aqui para a zona norte. Um trabalho digno aos que mais precisam. Parabéns a todos os envolvidos”.

Nathalia Gonzaga ressaltou a importância do projeto na vida das crianças. “Parabéns para dona Clélia pelo trabalho que tem realizado em Prudente. O Aquarela é a cereja do bolo. Me sinto representada pelo seu trabalho. Aqui vemos como as emendas estão sendo muito bem empregadas”.

Clélia Tomazini, secretária Municipal de Assistência Social, pasta que gerencia o Projeto Aquarela, afirmou que o dia é de muita emoção. “Estou imensamente grata em poder inaugurar mais uma unidade desse projeto que oferece a essas crianças a chance de futuro melhor por meio da música, da arte, do esporte, da cidadania. Agradeço ao prefeito, que viabilizou a realização desse sonho. Agradeço ao Fernando, que esteve comigo desde o início desse sonho. Tínhamos a necessidade do projeto na zona norte, pois a unidade I atende principalmente à zona leste e Ana Jacinta, por questões de proximidade, por isso a importância de ofertar a essas crianças o projeto aqui, perto deles. Agradeço também a toda minha equipe. Professor Xandão, que trouxe o karatê para a zona norte há pouco mais de um ano, por meio dos CRAS, e os resultados já aparecerem. Temos medalhistas que são finalistas no Campeonato Paulista. Somos gratos a todos que fizeram parte da realização desse sonho”

O prefeito Ed Thomas, aniversariante do dia, finalizou os discursos. Ao fim, foi presenteado pelos alunos com um bolo e parabéns.

“Hoje estamos aqui cumprindo mais uma obrigação e um compromisso assumido. O Aquarela existe há quase 20 anos, atendendo com excelência todos os dias essas crianças, já deveria ter sido expendido, mas competiu a nós realizar essa missão, assim como muitas outras obras que estamos trazendo aqui para a zona norte: a ligação entre Ameliopolis ao Rio do Peixe, que será inaugurada em breve, os quase 3 km da avenida que vai ligar o Jardim Humberto Salvador até o Residencial João Domingos Netto, passando pelo Cremonezi, chegando até a rodovia, a liberação da obra do Max Muffato, que ficou engavetada por anos e estava prestes a ser cancelada pelo grupo”, lembrou o prefeito.

Ed Thomas também parabenizou os atletas do projeto que já têm conquistado bons resultados. “Vocês podem ser o que quiserem. A conquista de vocês já vale muito para nós, parabéns”. O prefeito também parabenizou e agradeceu Clélia Tomazini e toda equipe pelo trabalho, que resultou na segunda unidade do projeto, pronta para atender mais 200 alunos.

A nova unidade

O Projeto Aquarela II, polo zona norte, no Parque Alexandrina, foi instalado na antiga Escola Municipal Firmino de Almeida, na Avenida João Marques Nogueira, 380.

A nova unidade foi revitalizada para atender aos alunos com 15 oficinas culturais, musicais e artísticas. Entre elas, estão karatê, iniciação musical, esporte, capoeira, violão, cavaquinho, percussão, coral, dentre outras.

A nova unidade abrangerá os territórios de referência aos CRAS da região norte: Augusto de Paula, Morada do Sol, Alexandrina e Nochete.