A Prefeitura de Prudente, por meio das secretarias municipais de Obras, Meio Ambiente e Mobilidade Urbana, juntamente com a Defesa Civil, atuaram em uma ação conjunta nesta segunda-feira (15/04), por determinação do prefeito Ed Thomas, com o objetivo de atender as ocorrências registradas no fim de semana e recuperar os estragos causados pelas chuvas.

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil registrou, entre o fim da tarde de sábado e a noite de domingo, 117,6 milímetros de chuva na cidade, o que infelizmente ocasionou algumas ocorrências. As equipes e viaturas da Prefeitura e Defesa Civil estão desde a tarde de sábado (13) atendendo a população. Foram registradas quedas de muro, residências alagadas, deslizamento de terra, erosão, pontos de alagamentos em vias públicas, queda de poste em via, dentre outras.

Algumas medidas simples devem ser tomadas para evitar acidentes ou agravamento de ocorrências. Entre elas estão:

- Evitar transitar em ruas alagadas;

- Não enfrentar correntezas e manter-se em local seguro. Se necessário, pedir ajuda;

- Manter-se longe da rede elétrica;

- Não se abrigar debaixo de árvores;

- Se a chuva causar rachadura ou outro problema em sua casa, chamar a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros;

- Descartar o lixo de forma correta. Nunca jogar lixo nas ruas ou em margens de rios e córregos. O lixo acumulado nas ruas bloqueia os canais de escoamento das águas, provocando os alagamentos.

Serviço: sempre que se sentir ameaçado por alguma situação de risco, ligar imediatamente para os números oficiais da Defesa Civil – fones 199 ou (18) 99744-0199 que também tem o serviço de WhatsApp, você também pode acionar o Corpo de Bombeiros no fone 193.