Nesta quinta-feira (14/11), o Dia Mundial do Diabetes foi marcado com diversas ações promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, através da UBS Cohab e parceiros do município. Os serviços foram concentrados na Praça da Juventude, que fica ao lado da unidade.

O mutirão de serviços recebeu quase 300 pacientes, que participaram de palestras com o médico oftalmologista Dr. Ricardo Bernardes Filho, Coordenador do Projeto Fundo de Olho e Diretor da Oftalmo Laser - Centro de Retina e Diagnóstico Oftalmológico, e com a endocrinologista Dra. Carolina Rocha Betônico.

Na abertura, o secretário de Saúde, Valmir da Silva Pinto, agradeceu a presença dos participantes e falou sobre a importância dos cuidados com saúde. Ele lembrou que no município existem quase 15 mil pacientes com diabetes, deste total, 2.800 são insulino- dependentes.

De acordo com o Dr. Ricardo, objetivo da palestra foi alertar sobre os cuidados com a saúde ocular através de hábitos saudáveis, que podem colaborar na proteção da visão. Segundo ele, “os estudos mostram que até 50% dos diabéticos terão problemas na visão”, disse.

“São 450 milhões de diabéticos no mundo e no Brasil mais de 12 milhões de pessoas. O diabetes é uma doença silenciosa, é preciso estar atento aos fatores de risco como obesidade, hipertensão, colesterol alto e a doença renal que é mais frequente em paciente diabético”, alertou a endocrinologista, Dra. Carolina.

O Dia Mundial do Diabetes na Cohab contou com exames de saúde, teste de glicemia, triagem e verificação dos pés diabéticos, além de exames oftalmológicos oferecidos pela Oftalmo Laser. Foram realizadas atividades físicas e também foi ofertada uma mesa de frutas, para estimular hábitos saudáveis de alimentação.

- Outros eventos:

Neste ano, a Secretária Municipal de Saúde também participa do II Mutirão do Diabetes em parceria com o projeto fundo de olho dia 23/11 no Euromarket das 8h às 12h. A ação é voltada para captação de casos novos de diabetes e avaliação de fundo de olho visando intervenção precoce nos pacientes, que apresentam alguma alteração em decorrência do diabetes.