Na tarde de ontem, ocorreu a abertura dos envelopes com as propostas para os 22 aeroportos regionais, atualmente administrados pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo). A concessão do lote Noroeste de aeroportos do interior, que engloba 11 aeroportos, incluindo o de Presidente Prudente, foi arrematada pelo Consórcio Aeroportos Paulista, que apresentou a oferta vencedora de R$ 7,6 milhões, com ágio de 11,14 % sobre a outorga mínima.

O Grupo Noroeste é encabeçado por São José do Rio Preto, além dos aeroportos comerciais de Presidente Prudente, Araçatuba e Barretos, bem como dos aeródromos de Assis, Dracena, Votuporanga, Penápolis, Tupã, Andradina, Presidente Epitácio.

No total, estão previstos R$ 181,2 milhões de investimentos ao longo do contrato de concessão, sendo os valores distribuídos para ampliação de capacidade, melhoria da operação e adequação à regulação. Estão previstos para os primeiros quatro anos de operação investimentos de R$ 62,3 milhões.

A concessão à gestão da iniciativa privada prevê a prestação dos serviços públicos de operação, manutenção, exploração e ampliação da infraestrutura aeroportuária estadual. A ARTESP passa a ser agência reguladora do contrato de concessão. Com caráter de concorrência internacional e prazo de operação de 30 anos, o contrato prevê modelo de remuneração tarifária e não tarifária, por meio da exploração de receitas acessórias, como aluguéis de hangares ou atividades comerciais, no terminal, restaurantes e estacionamento, ou pela realização de investimentos para exploração de imobiliária, com grande potencial para o desenvolvimento de novas atividades e negócios em torno dos aeroportos.

Busca pela modernização é recorrente na administração municipal

Em 02 de fevereiro de 2021, o prefeito Ed Thomas participou de uma reunião com a subsecretária de Parcerias do Estado de São Paulo, Tarcila Reis Jordão, para discutir o projeto de reforma e ampliação do Aeroporto Estadual de Presidente Prudente. Agendada pelo CODEPP (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente) e pelo deputado estadual, Mauro Bragato (PSDB), participaram o presidente da União das Entidades de Presidente Prudente (UEPP) Renato Mungo, Marcos Antônio Carvalho Lucas, presidente da Associação das Agências de Viagens do Estado de São Paulo. (AVIESP), e o vereador Wiliam Leite.

Na ocasião, o chefe do executivo pediu a que fosse incluído no projeto original o prolongamento da Avenida Presidente Coronel Marcondes até o acesso ao aeroporto. Ed e as lideranças regionais também cobraram a construção de um novo saguão no aeroporto prudentino, e não apenas uma reforma parcial como está no projeto de reforma já existente. O Aeroporto Estadual de Presidente Prudente é o terceiro em número de passageiros do interior paulista, com capacidade para operar grandes aeronaves.