O prefeito Ed Thomas participou nesta sexta-feira (19/08) do Fórum sobre a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), realizado no auditório da Fundação Inova. O evento contou a presença de cerca de 200 pessoas, entre entidades que atuam na área da inclusão e familiares de pessoas com deficiência, professores, entidades como a LumenEt Fides, APAE, Núcleo Ttere, entre outras.

Em sua fala, o prefeito Ed Thomas falou da importância do evento e das políticas públicas de inclusão através da Assistência Social e da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência. O prefeito lembrou que Prudente recebeu a destinação de três vans acessíveis, destinadas ao transporte de pessoas com deficiência, resultado de uma indicação da ex-secretária Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão.

De acordo com o coordenador da Pessoa com Deficiência, Carlos Augusto de Carvalho Filho, o evento marca os sete anos da Lei da Lei Brasileira de Inclusão, e tem a finalidade de atualizar as pessoas em relação à Lei e aos direitos da pessoa com deficiência. Segundo o coordenador, atualmente existem mais de 20 mil pessoas com algum tipo de deficiência no município. “A intenção é orientar direitos como previdência, saúde e educação”, disse.

Conforme o coordenador do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Presidente Prudente, Salvador Cruz Neto, a Lei Brasileira de Inclusão existe desde 2015. “Muitas pessoas não têm conhecimento desta lei e da necessidade da informação e do conhecimento, já que é muito dificultoso para as pessoas obterem seus direitos. A intenção é ajudar no acesso e transparência dessas informações”, disse.

A Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Aracélia Costa, não pôde comparecer ao evento por motivos de agenda.

O Fórum foi organizado pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Presidente Prudente (Condef), com apoio da Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência.

O Fórum contou com palestra ministrada pela defensora pública do Estado de São Paulo Giovana Devito,coordenadora regional da Escola da Defensoria Pública e do Centro de Atendimento Multidisciplinar de Presidente Prudente, e do defensor público Rodrigo Gruppi, coordenador auxiliar do Núcleo Especializado de Direitos da Pessoa com Deficiência e Carlos Eduardo Nunes, advogado, pós-graduado em direito civil e processo civil – direito constitucional – conciliação, mediação, negociação e arbitragem.