A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob), representada pelo Coordenador de Educação para o Trânsito, Rodrigo Silveira Turella, com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), realizaram a cerimônia de formatura da primeira turma de Agente de Trânsito Mirim do projeto Cidade Mirim.

A formatura ocorreu na ultima sexta-feira (23/06), na E.M. Professora Odette Duarte da Costa, no Jardim Morada do Sol, onde 81 alunos dos segundos anos receberam o diploma.

Durante a solenidade, os alunos entoaram o juramento em que se comprometem a: observar as regras de trânsito, cumprindo com responsabilidade todas as atribuições de um Agente de Trânsito Mirim, agindo com ética e em prol do bem-estar de todos os envolvidos no trânsito.

Os agentes responsáveis pelo curso às crianças foram, Luiz Fabiano de Almeida, Denise dos Santos Silva e Westony Soares.

- Sobre o projeto

O projeto Cidade Mirim nas escolas é uma iniciativa da Coordenação de Educação para o Trânsito da SEMOB, que tem como objetivo proporcionar aos alunos uma experiência prática e interdisciplinar sobre o trânsito de uma cidade. Geralmente, o projeto é implementado em escolas, como forma de estimular o aprendizado e a participação ativa dos alunos.

A cidade mirim é um espaço criado dentro da escola, onde são construídos alguns ambientes que simulam os elementos do trânsito, como ruas, semáforo, faixas de pedestres, etc. Esses ambientes são em escala reduzida e adaptados às necessidades dos estudantes.

Durante o desenvolvimento do projeto, os alunos são envolvidos em diferentes atividades, como a simulação real de pedestres atravessando a rua, motoristas dirigindo ao celular, respeito aos sinais de trânsito, tudo isso com os papéis e responsabilidades assumidos pelos próprios alunos. Cada estudante pode assumir um papel específico, como motorista, ciclista, pedestre, agente de trânsito, entre outros, para entender como funcionam os papéis de todos os responsáveis pela segurança no trânsito.

Em resumo, o projeto de cidade mirim nas escolas é uma forma de promover a educação integral dos estudantes, proporcionando uma experiência prática e lúdica sobre o cotidiano no trânsito, os conflitos, as normas e a importância da participação cidadã na segurança de todos.

A Semob por meio dos Agentes de Trânsito está com a programação de visita as escolas no mês de Junho com o Projeto Cidade Mirim da seguinte forma:

1 Semana de junho EM Alberto Bernardes Sotello - Floresta do Sul

2 semana de junho "EM Maria Isabel B. Negrão -Mario Amato