Nesta quinta–feira (19/10), a SicoobCredivale, instituição financeira cooperativa presente em todo o Brasil, realizou a cerimônia de reconhecimento aos alunos que se destacaram no Programa Concurso Cultural 2023. Como representante do município de Presidente Prudente, esteve presente a secretária da Seduc, Sirlei Oliveira, e a coordenadora de Gestão Educacional, Marta Andrade Primo Oliveira.

Os alunos e familiares foram recebidos pelo diretor da Sicoob Credivale, Benedito Zambolim. Já o evento foi comandado pela assistente de Planejamento e Marketing, Daiane Franco.

O concurso premiou alunos das redes municipais(Presidente Prudente e Álvares Machado) e privada(Presidente Prudente). Os alunos da rede municipal de Presidente Prudente foram premiados nas categorias que participaram, foram elas: desenho (3ºs anos) e crônica (5ºs anos).

Participaram estudantes do 3º, 5º, 7º e 9º ano do ensino fundamental, regularmente matriculados nas redes de ensino público e privado e, o concurso foi realizado com o objetivo é disseminar conhecimento, apoiado em ações indutoras do setor cooperativista que podem ser incluídas no cotidiano da sala de aula.

Após os trabalhos realizados em sala de aula relacionados ao tema, os alunos realizaram suas produções e, cada escola selecionou três trabalhos para concorrerem com outras, sendo avaliados posteriormente pela equipe do Sicoob. Os alunos mais novos puderam expressar seus aprendizados por meio de desenhos, enquanto os mais velhos produziram crônicas, poemas e tiras em quadrinhos (dependendo do grau escolar). Professores e gestores escolares também foram homenageados.

Veja a lista dos premiados da Rede Municipal

Desenho:

- Samuel Isaac Valério da Silva Leite, 1º Lugar, 3º ano, EM professora Catarina Martins Artero;

- Anny Dias Brutz, 3º ano, EM Deputado Carlos Castilho Cabral;

- Lívia Bosso de Faccio, 3º ano, EM Deputado Carlos Castilho Cabral;

Crônica:

Camila Santos Prates, 1º lugar, 5º ano, EM Padre Emílio Becker;

Fernando Avelino Bezerra dos Santos, 5º ano, EM professora Alayde Tortorella de Faria Motta;

Ana Laura Leonel Acuia, 5º ano, EM João Sebastião Lisboa.

O tema do concurso: “Cultura da Paz e Cooperativismo”

O Programa Concurso Cultural do Instituto Sicoob tem a intenção de fomentar o cooperativismo nas escolas do ensino fundamental I e II, por meio da proposição de um tema que promova, entre os alunos, a construção de conhecimentos geradores de práticas mais cooperativas, aprendidas e vivenciadas com base em valores e princípios cooperativistas, durante as atividades escolares.

As produções textuais e os desenhos produzidos trabalham as habilidades dos alunos proporcionando conhecimento e debates a respeito do tema de maneira didática e inclusiva.

Neste ano, a Credivale proporcionou o Concurso Cultural a 31 escolas, o que contabilizou mais de 1,5 mil alunos do ensino fundamental I e II das escolas municipais e particulares de Presidente Prudente e Álvares Machado. Foram envolvidos indiretamente mais de 35 profissionais da educação e mais de 40 professores que acompanharam essa jornada, que começou em maio deste ano.

Premiações:

Após uma série de avaliações, as premiações ocorrerão em três etapas:

- Premiação local: 12 alunos (três de cada categoria) receberão um kit;

-  Premiação regional: quatro alunos (um de cada categoria) receberão um tablet e quatro professores ganharão pontos Coopera;

-  Premiação nacional: quatro alunos (um de cada categoria) levarão pra casa um notebook, quatro professores também ganharão pontos Coopera e as quatro instituições de ensino ganharão dois equipamentos novos: data show e caixa de som.

O primeiro colocado de cada categoria irá representar o município na etapa estadual que ocorrerá no mês de novembro.