A Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente (Seduc) recebeu um material pedagógico de proteção contra a violência sexual, doado pelo Ministério Público do Trabalho, que será distribuído a todas as unidades escolares da rede. A ação integra a Campanha Maio Laranja, de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data lembrada em 18 de maio, que enfatiza a importância da educação e da conscientização como meios de proteção.

O material foi entregue pela procuradora do trabalho, Renata Crema Botasso, que compareceu à formação de diretores, realizada nesta terça-feira (14/05) no Centro de Formação Permanente dos Profissionais em Educação (Ceforppe), com a presença da secretária da pasta, Marta Andrade de Oliveira, e da assistente social da Seduc, Rita de Cássia Gonçalves, do Setor de Ações Complementares à Educação (Sace).

Na formação, foram abordados temas relacionados à campanha do Maio Laranja, sobre orientações do Projeto Político Pedagógico (PPP) nas unidades escolares e a entrega dos livros “Pipo e Fifi – Ensinando proteção contra a violência sexual” e “Meu corpo, Meu corpinho”.

Conforme a procuradora, esse material possibilita que as equipes escolares ampliem as iniciativas de sensibilização nas escolas e outros espaços, equipando as crianças com conhecimento e ferramentas para reconhecer e se proteger de situações de abuso.

Durante o mês de maio, diversas ações estão sendo realizadas para reforçar a luta contra o abuso e a exploração sexual infantil. No dia 17, será realizada uma panfletagem nos semáforos da Avenida Coronel José Soares Marcondes, próximo à Prefeitura. A SAS entregará folder da campanha e lixeiras para carro.