A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente (Sesau), por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), além das ações de combate cotidianas, mantém um trabalho permanente de prevenção à dengue em escolas e instituições privadas da cidade.

Nesta semana, entre os dias 06 e 10 de maio de 2024, a equipe de educação em saúde da VEM, Maria Clara Sahu, Nilza Vieira e Valdecir Albuquerque Junior, palestraram sobre a dengue em três locais.

A primeira unidade da semana a receber a equipe foi a Escola Municipal Doutor Pedro Furquim, na Vila Furquim.

Também foi realizada uma visita técnica com orientações para funcionários da MRV, nas obras do Residencial Minerva 2, no Anita Tiezzi.

Os alunos da Escola Estadual Comendador Tannel Abbud, na Vila Furquim, também receberam orientações sobre os cuidados e prevenção à dengue.

Nas palestras, as discussões abordam o ciclo evolutivo do Aedes, como cada indivíduo pode contribuir para impedir a proliferação do mosquito, evitando a disponibilização de recipientes que possam servir de possíveis criadouros.

O grupo também aborda as medidas a serem utilizadas para interromper a evolução das larvas, como a lavagem de bebedouros de animais, a eliminação da água, o tratamento com produto alternativo (detergente de cozinha), sobre a doença, os sintomas e a importância da adesão ao protocolo de tratamento.