O balanço do Procon Municipal de Presidente Prudente, referente a janeiro de 2022, mostra que foram efetuados 561 atendimentos. Destes, 30% foram realizados virtualmente, por meio do site oficial do órgão.

A maioria das ocorrências foram registradas no setor financeiro, 189, seguida pelos serviços essenciais, 143, produtos, 101, serviços privados, 100, saúde, 19, habitação, 8, e alimentos, 1.

De acordo com a coordenadora do Procon Municipal, Soraia de Araújo Souza, os assuntos mais reclamados são os relacionados ao setor financeiro, como crédito consignado, cobranças indevidas de cartão de crédito e dúvidas de valores lançados em faturas.

A coordenadora orienta que o consumidor verifique, com frequência, os extratos bancários, as faturas de cartões de crédito e dos serviços essenciais. “Caso tenha dúvidas ou não reconheça algum lançamento, é necessário entrar em contato, primeiramente, com o fornecedor”.

Soraia também faz um alerta aos aposentados e pensionistas do INSS. “Evite a compra por impulso, que estimula o endividamento desnecessário e exija sempre a nota fiscal do produto. Não compre em sites que não disponibilizam o número do CNPJ, razão social, endereço físico e e-mail para contato e desconfie se o preço do produto estiver muito abaixo do preço de mercado, bem como se o fornecedor possui muitas reclamações”.

ATENDIMENTO:

Aos consumidores que têm acesso à internet, o Procon orienta para que optem pelo atendimento virtual, tendo em vista ser mais adequado e cômodo para formalizar sua dúvida ou reclamação, e ainda, em razão das medidas de prevenção à disseminação da Covid-19: www.proconpp.sp.gov.br.

No perfil oficial do Procon no Instagram @proconpp, o consumidor encontra avisos sobre o funcionamento do órgão e dicas rápidas sobre direito do consumidor, porém, o perfil não tem a finalidade de registrar dúvidas ou reclamações. O registro de dúvidas e reclamações deve ser feito somente pelo site.

O atendimento presencial deve ser preferencialmente utilizado pelos consumidores que não possuem acesso à internet ou não dominam o recurso.

Limitado a 25 atendimentos por dia, com distribuição de senhas, o atendimento presencial acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na Rua Quintino Bocaiúva, 749, Vila Marcondes, no Centro Cultural Matarazzo (sala da antiga pinacoteca).

As medidas de prevenção continuam a ser seguidas para a proteção dos consumidores e servidores (distanciamento social, uso obrigatório de máscara e controle para entrada na sala de atendimento).

O atendimento é ofertado somente aos consumidores que residem em Presidente Prudente ou tenham adquirido produto ou serviço no comércio local.

É indispensável apresentação de documento pessoal atual com foto e documentos pertinentes ao problema reclamado (faturas, comprovantes de pagamento, notas fiscais, ordens de serviço, protocolos, etc.).

Caso o consumidor não seja residente nesta cidade, ou não tenha adquirido produto ou serviço no comércio local, poderá recorrer ao ProconSP (www.procon.sp.gov.br) e também à plataforma consumidor.gov (www.consumidor.gov.br).