Os jovens representam o presente e o futuro de nossa sociedade. Pensando nisso, a Coordenadoria Municipal da Juventude de Presidente Prudente esteve presente nesta sexta-feira (04) no 1º Encontro de Juventude do Estado de São Paulo, no Teatro Polytheama, na cidade de Jundiaí. O evento foi organizado pela Coordenação de Políticas para a Juventude (CPJ), da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado, com8 apoio da Prefeitura de Jundiaí.

Representando Presidente Prudente, a pedido do prefeito Ed Thomas, estiveram presentes Luiz Henrique Domingos Bezerra, Coordenador de políticas públicas para juventude e presidente do conselho de juventude, e Luana Marques, assistente da Coordenadoria da Juventude. Além disso, o evento também contou com gestores municipais, vereadores e atores envolvidos com a temática da juventude em mais de 100 cidades, além da sociedade civil.

A programação foi elaborada com foco na capacitação dos presentes, troca de experiências bem-sucedidas nas cidades e estímulo ao desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao tema. Os painéis e palestras abordaram orientações e instruções sobre governança pública, formação cidadã, voluntariado, importância de conselhos municipais e estruturação de agenda e debates com assuntos contemporâneos que afetam diretamente os jovens.

Ainda durante o evento, o coordenador de Políticas para a Juventude anunciou uma Conferência Estadual de Juventude ainda neste ano, em Olímpia, no interior de São Paulo, com o objetivo de fortalecer os municípios paulistas sobre a temática.

Segundo Luiz Henrique, o evento foi de extrema importância para troca de experiência com outros coordenadores de juventude. “Também foi enriquecedor ver os cases de sucesso das cidades do Estado de São Paulo para com a juventude”, completou. Além disso, com a data confirmada da Conferência Estadual, o Conselho da Juventude e a Coordenadoria da Juventude já estão se movimentando para realizar a Conferência Municipal de Juventude.