A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente (Sesau), por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), juntamente com o GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado), em mais uma parceria para o combate e prevenção à dengue, iniciaram um trabalho de cadastramento para instalação de 402 ‘ovitrampas’, que terminará nesta sexta-feira (05/04).

Diferentemente do trabalho realizado em fevereiro, em parceria com as ações do Método Wolbachia, esta iniciativa será efetuada somente pelas equipes da VEM e VGE e utilizará um novo tipo de ‘malha’.

De acordo com a supervisora da VEM, Elaine Bertacco, na segunda, terça e quarta-feira, serão instaladas 402 novas ‘ovitrampas’, que são armadilhas desenvolvidas para coletar ovos do mosquito Aedes Aegypti.

A supervisora explica que 152 armadilhas serão supervisionadas pela Vigilância Epidemiológica Municipal, instaladas em área não prioritária, e 250 pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado, que ficarão na área prioritária. A prioritária será visitada duas vezes por mês. A não prioritária, uma vez.

“Precisaremos manter um vínculo próximo com esses moradores, que serão nossos parceiros por um longo período, sem prazo determinado, moradores esses que foram selecionados via sorteio”, explicou Bertacco.

Os recipientes, as ‘ovitrampas’, ficarão nas residências por uma semana. Na semana seguinte, as equipes passarão para recolher as paletas, que serão substituídas por novas e assim sucessivamente, conforme cada visita.

As paletas serão enviadas para análise da VEM e VGE em laboratório próprio. O material não será destinado ao laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), como aconteceu com as amostras anteriores.

“Nós iremos identificar e realizar a contagem desses ovos. Aprendemos a metodologia com a equipe da Wolbachia e agora realizaremos nossa própria pesquisa”, afirmou a supervisora.