A XIII Sipat 2023 - Semana Interna de Prevenção de Acidentes Unificada, direcionada aos trabalhadores da Prefeitura de Prudente e Prudenco, encerrou as atividades no auditório da Inova Prudente nesta sexta-feira (06/10).

Segundo a presidente da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Prefeitura de Prudente, Cleonice de Souza Bispo Ferreira, a semana abordou temas variados, mas de relevância para a saúde física e principalmente mental do trabalhador.

“A semana teve o objetivo de orientar o trabalhador, em qualquer área que ele exerça sua função, para que se previna contra acidentes. Mas principalmente, falamos também sobre o absenteísmo – que é a ausência ou conduta faltosa prolongada e repetitiva de colaboradores, muitas vezes por problemas pessoais ou situações que fogem do controle do colaborador. Pois se o trabalhador não está bem mentalmente precisa procurar ajuda, pois se a pessoa estiver adoecida mentalmente, não vai produzir”, ressaltou Cleonice.

Ainda de acordo com a presidente da Cipa, outros temas também foram discutidos durante essa semana como: gestão e governança, assédio moral, assédio sexual, nutrição, primeiros socorros. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou testes rápidos de HIV e Sífilis, aferição da pressão arterial.

No encerramento da XIII Sipat 2023, os participantes – turma da Coleta/Varrição/Gerp – foi realizada palestra com Dr.Glauco Bazzo sobre saúde em geral e depois os alunos do curso de fisioterapia da Toledo Prudente Centro Universitário, fizeram atividades laborais com os presentes.

De acordo com Cleonice, durante toda a semana mais de 800 trabalhadores puderam participar das palestras e atividades.