A vacinação contra a Poliomielite nas escolas, doença conhecida popularmente como paralisia infantil, terminou na tarde desta terça-feira (18/06), com a conclusão das duas últimas unidades escolares, das 30 selecionadas. Os dados da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) mostram que a campanha nas escolas garantiu a imunização de 1.743 crianças contra a pólio. A ação foi idealizada pela Prefeitura de Presidente Prudente, por meio de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde (Sesau) e de Educação (Seduc)

Conforme o secretário da Sesau, Breno Erbella Casari, que acompanhou a vacinação nas escolas, essa foi mais uma estratégia adotada pelo município de Presidente Prudente para alcançar o maior número de crianças imunizadas contra a Poliomielite.

“Nossa intenção é atingir índices acima dos 90% de imunização contra a pólio, doença que precisa se manter erradicada no país, principalmente considerando a baixa procura que a gente vem vivenciando nos últimos anos”, concluiu.

Atendimento nas unidades de saúde

Presidente Prudente conta com 28 salas de vacinação, todas disponíveis para atender o público-alvo da campanha, que são crianças de 1 a 4 anos. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Aos sábados, a sala de vacina da ESF da Vila Marcondes abre das 9h às 15h.

Os munícipes devem comparecer a uma das unidades munidos de documento pessoal, RG e CPF.

Dados atualizados

Foram aplicadas, em Presidente Prudente, 3.969 doses até a atualização do dia 19 de junho, divulgada pela Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), o que corresponde a 38,7% de um público estimado em 10.255 crianças.

A campanha deste ano é muito importante para o enfrentamento à poliomielite, pois o país está em fase de transição para substituir as duas doses da vacina oral poliomielite (VOP) para apenas um reforço com a vacina inativada poliomielite (VIP). Ou seja, o esquema vacinal e a dose de reforço serão feitos exclusivamente com a VIP ainda em 2024, a partir do segundo semestre.