Os atendimentos da Unidade Móvel da Carreta Mulheres de Peito, Programa do Governo do Estado de São Paulo, foram iniciados nesta terça-feira (18/06) em Presidente Prudente. A carreta está alocada no Estacionamento do Hospital de Esperança, onde permanecerá até 13 de julho de 2024 para oferecer exames de mamografia gratuitamente a mulheres com mais de 35 anos.

De acordo com a enfermeira da saúde da mulher da Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente (Sesau), Priscila de Oliveira Miyoshi, que acompanhou a ação, as 55 senhas diárias foram esgotadas já nos primeiros minutos de atendimento, por volta das 8h30. “Quando o atendimento foi iniciado, por volta das 8h, já havia bastante gente. As mulheres chegaram antes das 8h e se organizaram para serem examinadas já no primeiro dia”, comentou.

Breno Erbella Casari, secretário da Sesau, e a equipe das ‘Amigas do Peito’ também estiveram no local e recepcionaram as primeiras pacientes do dia.

De acordo com o secretário, mais de mil mulheres serão contempladas em 2024, quando a cidade recebe a ação pelo segundo ano consecutivo, conforme a estimativa, alcançando 3 mil exames entre 2023 e 2024.

“Agradecemos ao governador Tarcísio de Freitas e ao Secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, que novamente atenderam a solicitação de Prudente, beneficiando também toda nossa região para uma demanda tão urgente e importante”.

Sobre os atendimentos

São distribuídas 55 senhas por demanda espontânea, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Aos sábados, 25 senhas, das 8h às 12h (exceto nos feriados).

As mulheres entre 50 e 69 anos são o público-alvo da campanha, portanto, poderão realizar o exame apresentando apenas o RG e o Cartão SUS. Conforme o Ministério da Saúde, nesta idade é indicada a mamografia de rastreamento uma vez a cada dois anos. O exame de rotina deve ser feito periodicamente em mulheres sem queixa específica, com o objetivo de detectar precocemente alguma alteração que possa indicar a possibilidade de alguma doença.

Para mulheres de 35 a 49 anos e mulheres com mais de 70, é necessário apresentar o pedido médico SUS, cartão SUS e RG.

Atendimento à imprensa

Os veículos de comunicação que desejam fazer fotos e filmagens precisam obrigatoriamente entrar em contato com a assessoria de imprensa Fidi, responsável por assessorar o serviço, para que sejam feitas as autorizações: imprensa.fidi@agenciafr.com.br ou pelo telefone (16) 99623-2823.

Conforme as regras da Fidi, as pacientes não podem ser fotografadas ou filmadas, principalmente em momento de exame, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Para filmar as pacientes, é necessário pedir autorização, ficando o veículo solicitante único e exclusivamente responsável pelo uso de imagem.