A Seplan (Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação) finalizou, no que compete a pasta, os trâmites referentes aos carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2017. “A Seplan cuida do IPTU durante todo ano, faz as alterações e prepara toda documentação. Após isso, encaminha a Setec [Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação] que faz a preparação dos dados e encaminha a Sefin [Secretaria Municipal de Finanças] que faz a impressão e a entrega”, explica Laércio Alcântara, titular da Seplan.

Segundo o secretário, por determinação do prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’, no que compete a Seplan, todo trâmite referente ao IPTU 2017 está finalizado. “Dessa forma, a partir da segunda quinzena de janeiro a Sefin deve iniciar a entrega dos carnês para que as pessoas possam pagá-los”, acrescenta, lembrando que no próximo ano serão distribuídos 121.633 talonários.

Questionado se houve um aumento no número de talonários, o secretário da Seplan revela uma majoração de 3.305 carnês. “Passamos de 118.328 em 2016 para 121.633 em 2017. Esse número expressivo prova que a cidade cresceu consideravelmente em um ano com novos loteamentos e apartamentos”, destaca.

Do total de carnês para o próximo ano, 101.900 são carnês da parte predial e os outros 19.733 de terrenos baldios. Além disso, há ainda 3.282 moradores de residências com até 70 metros quadrados [m²] isentos do IPTU e 1.290 aposentados, que também residem em imóveis com até 70 m², na mesma condição. Entretanto, vale lembrar que esses ficam isentos apenas do imposto, e não das taxas, sendo elas de coleta de lixo e contribuição a incêndio.

O secretário destaca ainda que há outros 30 loteamentos no trâmite de aprovação em Prudente, o que deverá “melhorar ainda mais a geração de receitas como o IPTU”. “Com isso conseguimos melhorar os atendimentos na educação, saúde, assistência social e infraestrutura, porque a pessoa pagando imposto é o que conseguimos retornar em serviços”, conclui.