O prefeito Ed Thomas, em reunião nesta quarta-feira (01/11), no Centro Cultural Matarazzo, anunciou a concessão de 26 imóveis às famílias que residiam ou ainda residem em locais de risco ou áreas de preservação permanente (APPs), localizadas no Jardim Sumaré e no Cambuci, zona leste de Presidente Prudente.

As casas serão construídas pela ABMais Urbanismo, uma parceria entre a administração municipal e a empresa privada, como parte da outorga onerosa devida pela construtora, em contrapartida à construção do empreendimento Altos de Prudente.

Na reunião, esteve presente a secretária Municipal de Assistência Social (SAS) e primeira-dama, Clélia Tomazini, que idealizou o projeto, considerando que a pasta acompanha e assiste as famílias beneficiadas, alguns atualmente em aluguel social.

Também participaram o secretário Municipal de Planejamento e Habitação (Seplan), Edilson Magno, que também tem acompanhado todo o processo, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lucimara Rodrigues, representando o vice-prefeito Izaque Silva, além dos representantes da ABMais, Hugo de Oliveira Ceará, engenheiro civil, e Lucas Malaman, coordenador comercial, e do promotor de justiça, Jurandir José dos Santos.

Representados pela família de Ana Cláudia de Lima Silva, mãe de sete filhos, todos assinaram os contratos de cessão das habitações, sendo 12 casas no Residencial Bello Galindo e mais 14 no próprio Jardim Sumaré, que serão construídas em locais seguros e com a infraestrutura necessária para que possam viver com tranquilidade. Anteriormente, parte das famílias havia recebido lotes no Bello Galindo, iniciativa da atual gestão, porém, muitos não tiveram a necessidade de efetuar a construção.

O promotor mencionou que essa parceria público-privada é de grande importância. “O gestor público trabalha para o cidadão. Estamos aqui para o cumprimento do TAC, que vai ser cumprido. A iniciativa é de grande valia para acolher com dignidade essas pessoas, que para muitos são invasores, mas para nós são cidadãos que necessitam de acolhimento. A administração municipal teve um olhar de muita sensibilidade para essa situação, com profissionais capacitados para tornar o projeto uma realidade. Parabenizo o prefeito e os secretários pela iniciativa, e à empresa pela função social assumida. Vamos acompanhar o processo”, ressaltou Jurandir.

Hugo de Oliveira Ceará, engenheiro civil da ABMais, declarou que a empresa assume essa responsabilidade com muita honra. “A função social faz parte das políticas e da ideologia da ABMais. Estar aqui hoje e ouvir essas histórias nos fez querer, ainda mais, abraçar esse projeto. Com certeza teremos muito cuidado com o sonho de cada um de vocês”.

Conforme a secretária da SAS, Clélia Tomazini, as histórias dessas famílias são conhecidas pela SAS e pelo Fundo Social, que os acompanham de parto. Emocionada, Clélia contou um pouco sobre as assistências que foram prestadas, sobre as histórias de alguns, que são marcantes para a equipe, e citou a de Ana Cláudia de Lima Silva, mãe de sete filhos, quatro deles com deficiência. “Conhecemos cada rosto e cada história dessas 26 famílias. Em nome de todas elas, menciono a força e luta da Ana Cláudia, que é um exemplo de superação para todos nós. É com muita alegria que cumprimos mais esse compromisso”.

Ed Thomas agradeceu à ABMais pela parceria, que vai garantir o sonho da casa própria a essas famílias. “Estamos aqui para realizar um desejo que surgiu ainda na nossa campanha, quando conhecemos a maioria dessas famílias. Uma das casas visitadas por nós foi da Dona Neuza, que infelizmente não está mais entre nós e não conseguiu realizar o sonho, mas cada um de vocês têm um pouco dela. É com muita satisfação que hoje estamos aqui cumprindo nossa obrigação, que também vai ser a realização do sonho. Obrigada a todos que colaboraram”.

A terraplanagem do Bello Galindo será iniciada nos próximos dias, local que receberá 12 moradias, com prazo estimado em um ano para a conclusão. Já as 14 casas do Sumaré serão iniciadas após a conclusão das unidades no Bello Galindo.

Histórico

As tratativas para solucionar o problema dos moradores que ocuparam uma área de APP no Jardim Cambuci tiveram início em 2018, por meio de uma parceria entre o MP e a Prefeitura, que resultou no acordo para doação dos terrenos em área adequada e com prazo determinado para a construção das casas. Como os imóveis não foram edificados devido às condições financeiras dos beneficiados, a administração municipal articulou junto à imobiliária ABMais a construção das moradias, através de outorga onerosa.

Em relação aos moradores do Sumaré, trata-se de uma área ocupada irregularmente em área de risco. Algumas destas famílias já foram retiradas do local e alojadas em outras casas que são custeada pelo poder público por meio do Aluguel Social. Agora, estas famílias serão atendidas com a construção das novas casas, além da reformulação do bairro com abertura de novas vias. em parceria com a construtora Vivace.