A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Sosp) realizou nesta sexta-feira (2/02) uma diligência pelo setor técnico da pasta, juntamente com o Engenheiro de Segurança do Trabalho do Município, Álvaro Henrique Benini, para conferência e vistoria nas condições dos equipamentos e EPIs da empresa que presta serviços de iluminação pública para o Município.

Na ocasião, foi anunciado que 70% dos postes já contam com lâmpadas de LED, o que equivale a aproximadamente 29 mil pontos de iluminação, O anúncio foi feito pelo secretário de Obras, Matheus Grosso, que reuniu a equipe da empresa Stylux Brasil e da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Sosp), na manhã desta sexta-feira (02/02) para também apresentar o balanço dos trabalhos e alinhar as próximas etapas do trabalho até que 100% das luminárias já tenham sido substituídas, o que está previsto para ocorrer até o fim de maio.

A reunião ocorreu hoje no pátio do parque de obras, onde estavam estacionados os 12 caminhões-conchas, que são utilizados na troca dos 42.032 pontos de iluminação pública da cidade.

Em 2024, o projeto de modernização segue com 12 equipes da Stylux Brasil, empresa vencedora do processo licitatório, trabalhando das 7h às 16h, e outras 12 equipes no período noturno, das 19h às 3h da manhã. Além dos caminhões, a empresa dispõe de outros quatro veículos administrativos, para atender todas as demandas, seguindo o cronograma definido pela Secretaria Municipal de Obras.

A meta, conforme Mateus Grosso, vem sendo cumprida dentro cronograma determinado pelo prefeito Ed Thomas. Com o avanço dos trabalhos e a quantidade de pontos executados, pretende-se concluir as trocas de luminárias até o fim de maio, oferecendo a toda a população essa tecnologia que oferece mais segurança para os moradores e valorização dos bairros.

O secretário de Obras e Serviços Públicos planeja novas metas, após a conclusão da troca da iluminação. Uma delas é de iluminar todo o trecho urbano da Rodovia Raposo Tavares, estimado em cerca de 10 km, desde a Etec até as proximidades do Campus II da Unoeste, em um trabalho a ser realizado em parceria com a Cart.

Outro projeto é a instalação do sistema de telegestão, que consiste num sistema de monitoramento em tempo real de todos os postes, contando com uma central de comando, o que agilizará a manutenção e troca de lâmpadas, relês e outras estruturas que apresentarem defeito.