A cerimônia para marcar o lançamento das obras do prolongamento da Avenida João Domingos, interligando os bairros Jardim Humberto Salvador até o Residencial João Domingos Netto, passando pelo Cremonezi, foi realizada na manhã desta segunda-feira (05/02). O evento foi conduzido pelo prefeito Ed Thomas e a primeira-dama e Secretária de Assistência Social, Clélia Tomazini.

Também participaram do evento o vice-prefeito Izaque Silva, o Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos (Sosp), Mateus Grosso, a presidente do Fundo Social, Lucimara Rodrigues da Silva, os vereadores Ivan Itamar, William Leite, Douglas Kato e Joana D’arc, que é a vice-presidente da Câmara, e Silvio Ushijina, diretor regional da Secretaria de Governo e Relações Institucionais, secretaria que destinou o recurso para a construção da ponte.

Os deputados Mauro Bragato, Ricardo Madalena e Sebastião Santos, e as vereadoras Miriam Brandão e Nathalia Gonzaga, foram representados por seus assessores.

Já foram iniciados o levantamento topográfico, a limpeza da camada vegetal e a terraplanagem. No trecho do prolongamento que interligará os bairros, serão feitos 36.640,51 metros quadrados (m²) de pavimentação, além de 11.137,06 m2 de recape, totalizando 2.2 km de extensão.

A obra contará ainda com a execução de quatro pontes de concreto e estrutura metálica, interligando as áreas de fundo de vale, sendo duas pontes de 42 metros e mais duas com 24 metros.

Os investimentos no local estão estimados em R$ 20.693.988,66, sendo R$ 20.000.000,00 de repasse da Secretaria de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, recurso viabilizado pelo Prefeito Ed Thomas, e R$ 693.988,66 de contrapartida da Prefeitura de Prudente.

De acordo com o secretário da Sosp, Mateus Grosso, o cronograma da obra prevê conclusão em até 12 meses. A execução é de responsabilidade da Ecopontes - Sistemas Estruturais Sustentáveis LTDA, vencedora do processo licitatório.

O prefeito Ed Thomas ressaltou a importância do investimento para aquele entorno. “Mais de 20 mil pessoas que serão beneficiadas com essa obra. Uma união de bairros, onde há mais de oito mil imóveis, que possibilitará o acesso mais rápido e fácil entre bairros da área norte da cidade, com acesso rápido à Raposo Tavares. Do bairro para o centro, como sempre priorizamos. Agradecemos ao governo do Estado, que viabilizou o recurso para o investimento nessa importante obra da nossa administração”.

Conforme o vice-prefeito, Izaque Silva, esta obra é mais uma iniciativa de valorização à população rural, o que fazia parte do plano de governo. “Destacamos os moradores da Estrada do Jabaquara, que serão beneficiados com o prolongamento da via, não sendo mais necessária a passagem por dentro do bairro. Na Estrada do Jabaquara está concentrada a maior parte da produção agrícola de Prudente, como a batata-doce. Será uma expressiva melhoria no trajeto e escoamento da produção”.

Ademir Corte, morador da Estrada do Jabaquara há mais de 50 anos e produtor rural também participou do evento de lançamento da obra e mencionou que não acreditava que a promessa sairia do papel. “Era uma promessa que já tínhamos ouvido em gestões passadas, mas não acreditávamos que seria concretizada. Agradecemos ao prefeito Ed Thomas e à toda gestão, será uma importante via de acesso”, ressaltou.

Em 2023, a Estrada do Jabaquara passou por melhorias, realizadas por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Seagri), em parceria com a Secretaria de Agricultura do Estado.