A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), promoveu dois atos solenes, realizados na noite de sexta (05/04) e manhã de sábado (06/04), para a entrega de medalhas e certificados aos 323 alunos da rede municipal que foram vencedores da Olimpíada Brasileira de Matemática em 2023 (OBMEP), categoria Olimpíada Mirim.

Nos dois dias de evento, foram entregues 323 premiações, divididas entre as categorias bronze, prata e ouro.

Os atos foram realizados no Teatro Paulo Roberto Lisboa, no Centro Cultural Matarazzo, que contou com a presença dos alunos, familiares, professores e da equipe gestora da Seduc. O prefeito Ed Thomas foi representado pela secretária de Educação, Marta Primo de Oliveira. Já a gestão foi representada pela supervisora Lane Gouveia, pelo coordenador pedagógico, Moisés César Reis, pelo coordenador de gestão educacional, Edimar Aparecido Silva, e pela coordenadora técnica respondendo pelo departamento de gestão do ensino fundamental, Alana Paula Oliveira, que organizaram o evento.

As solenidades foram abrilhantadas por apresentações da Escola Municipal de Artes 'Jupyra Cunha Marcondes', que recepcionaram os convidados do hall do teatro.

Marta Primo de Oliveira, secretária da Seduc, agradeceu a presença de todos e parabenizou os alunos que conquistaram as premiações. A líder da pasta também parabenizou os professores e familiares, que são a base necessária que o aluno tenha um aprendizado sólido, de qualidade e além dos muros da escola.

Sobre a OBEMEP:

Maior olimpíada científica do país, a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) busca identificar talentos ainda mais jovens na matemática. Para isso, realiza a Olimpíada Mirim, competição científica da área voltada para alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de incentivar o ensino da matemática e transformar a relação das crianças com a disciplina nas séries iniciais, introduzindo aspectos criativos e lúdicos no processo de aprendizagem.

Escolas públicas municipais, estaduais e federais de todo o Brasil aderiram a proposta. O município de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Educação, participou da primeira edição em 2022 com algumas escolas. Em 2023 foi percebida a possibilidade de ampliação da participação.

Contando com a parceria da FCT/Unesp, tanto na atuação do trabalho pedagógico com os alunos, quanto no apoio e orientação aos docentes, a Secretaria Municipal de Educação decidiu que, em 2023, todos os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Presidente Prudente participariam da OBEMEP Mirim.

Do total de participantes, 323 foram premiados. Diferente da OBMEP, a competição mirim não conta com uma premiação a nível nacional. Os alunos de cada escola competem entre si. No final, eles serão contemplados com certificados de premiação digital correspondente a medalhas.