A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), firmou uma parceria com a Boehringer Ingelheim para a implantação do projeto-piloto ‘Rastreamento DPOC 60+’, modelo pioneiro no Brasil de parceria público-privada para identificar e buscar pacientes ainda não diagnosticados com DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), com a finalidade de evitar agravos da doença e internações desnecessárias.

Para alinhar a parceria, uma reunião foi realizada nesta sexta-feira (05/04), na sede da Sesau, onde participaram o secretário da pasta, Breno Erbella Casari, o coordenador médico da pasta no município, doutor Marcelo Martins Cayres, e os representantes da Boehringer Ingelheim, Ronald Ricci, Gilson Silva e Gabriel Henrique.

O projeto-piloto foi implementado na ESF do Parque Alvorada, zona leste da cidade. Na fase inicial, foram realizadas reuniões com os profissionais de saúde, incluindo médicos e enfermeiros, para o compartilhamento de informações. Essa etapa foi dedicada à compilação de uma lista de pacientes com 60 anos ou mais, que serão os participantes do projeto.

A partir desta terça-feira, dia 09 de abril, as enfermeiras e os médicos da ESF Alvorada solicitarão as espirometrias, que serão realizadas na própria unidade, entre os dias 29 de abril e 03 de maio. Os exames serão realizados por dois técnicos em espirometria da Boehringer Ingelheim, com expectativa de serem atingidos 240 exames por semana.

Os pacientes com exames alterados serão agendados para início de tratamento na própria ESF Alvorada, após realização de um treinamento e discussão de alguns casos com o médico Ricardo Benetti, que ficará à disposição para conduzir o tratamento junto com os médicos da rede.

Breno Erbella Casari, secretário da Sesau, explica que esta iniciativa, ao focar na identificação e tratamento precoce da DPOC na população com mais de 60 anos, pode trazer benefícios substanciais à saúde pública do município, otimizando recursos e melhorando a eficácia do atendimento à saúde.

O projeto prevê resultados significativos nas taxas de mortalidade, nos dias de internação e nos custos hospitalares relacionados à DPOC. Presidente Prudente é pioneira no Brasil nesse modelo de parceria público-privada. De forma inédita, é o primeiro município a identificar e buscar pacientes ainda não diagnosticados com DPOC, evitando exacerbações da doença e internações desnecessárias.

Para a aplicação do projeto, o município conta também com a parceria do Programa Abraçar, que oferece suporte para a educação continuada, realização de espirometrias, e considerando a orientação do Caderno do Ministério da Saúde para Doenças Respiratórias Crônicas, que permite aos enfermeiros a solicitação de exames complementares, a SMS de Presidente Prudente adotará uma série de iniciativas conjuntas.

O Plano de Trabalho é composto pela construção conjunta e implementação de um Protocolo de Fluxo de Paciente que capacite os Responsáveis Técnicos das ESF, principalmente enfermeiros (Enfermeiros Navegadores), a identificarem sinais e sintomas de DPOC em pacientes com 60 anos ou mais, pacientes que são responsáveis por 80% das internações.

Com a capacitação, esses profissionais estarão aptos a solicitarem espirometrias a esses pacientes e, na presença de alterações, os encaminharão aos médicos de suas respectivas unidades de saúde para o devido tratamento conforme o Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) de DPOC vigente. Este protocolo visa a detecção precoce da DPOC, reduzindo exacerbações, internações e mortalidade, além de promover uma melhor qualidade de vida para a população afetada.

Segundo dados de 2023 do Tabnet/Datasus da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é a terceira principal causa de óbitos em São Paulo.