O prefeito Ed Thomas recebeu na manhã desta terça-feira (16/04) no gabinete da Prefeitura de Presidente Prudente, representantes da comissão de Igualdade Racial da OAB de Prudente, acompanhados da secretária de Assistência Social, a primeira-dama Clélia Tomazini, o secretário de Assuntos Jurídicos, Pedro Anderson, e a vereadora Miriam Brandão.

A reunião teve como objetivo discutir o projeto que trata sobre a criação do ‘Selo Amigo pela Promoção de Igualdade Racial”, de incentivo às empresas. Segundo a vereadora Miriam Brandão, a intenção da reunião foi de apresentar o projeto ao prefeito Ed Thomas e buscar essa adesão do executivo, que foi prontamente favorável à criação do projeto.

A iniciativa do selo é da comissão da OAB e tem como interlocutora a vereadora Miriam Brandão, como representante do Legislativo, para auxiliar na transformação do projeto do selo em lei.

O prefeito falou da importância da construção deste projeto de criação do selo, que envolverá o conselho municipal de igualdade racial junto com a comissão da OAB e toda sociedade. O prefeito disse que esse selo é uma forma de incentivar a conscientização e respeito.

O selo tem como objetivo a conscientização e sensibilização para combate aos crimes de racismo e injúria racial junto ao Comércio, Empresas, Meios de Transporte.

Os responsáveis pelos respectivos espaços que queiram aderir ao projeto terão afixado nos respectivos locais, como lojas, supermercados, farmácias, ônibus, escritórios, o selo como canal direto de denúncia para que as vítimas possam ser orientadas como proceder. A adesão ao selo também oferece capacitação visando orientar os funcionários, dentre outras ações e parcerias.

A criação do selo visa a implementação da Lei 7.524/2011, que trata sobre a Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial, a criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Participaram da reunião a presidente da comissão de igualdade racial da OAB Silvia Bonifácio, o vice-presidente da comissão, Flavio França,  e Maria Isabel Lima, que representa o Comir no dentro da comissão da OAB.