Uma ação conjunta entre o Comitê de Mobilização, Acompanhamento e Assessoramento das Ações de Controle da Dengue e Leishmaniose Visceral, a Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente (Sesau), a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) e a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), foi realizada, na noite de segunda-feira, 04 de março, a live Formação Seduc: Ações de Combate à Dengue.

A live contou com a participação dos professores da rede municipal de ensino, realizada durante o Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC). A abertura do evento foi contextualizada por Glenda Hosomi, coordenadora pedagógica da Seduc, que abordou sobre a relevância das iniciativas formativas.

Também participaram da abertura Marta Andrade de Oliveira, Secretária Municipal de Educação, Dr. Breno Erbella Casari, Secretário Municipal de Saúde, e Elaine Bertacco, supervisora da VEM e membro do Comitê.

Na sequência, o médico infectologista, Dr. André Pirajá, conduziu uma palestra com a temática, que tratou sobre as vias de transmissão da dengue, os sintomas a serem monitorados e as medidas preventivas. Elaine Bertacco, supervisora da VEM, apresentou dados e contribuiu sobre os aspectos epidemiológicos e estratégias de combate à doença.

A formação destacou a importância da educação em saúde no ambiente escolar como ferramenta crucial na prevenção e controle da dengue. De acordo com a secretária da pasta, Marta Andrade de Oliveira, o cenário atual exige a necessidade de discutir e orientar sobre as estratégias de combate ao mosquito transmissor da dengue, incentivando os estudantes a serem agentes multiplicadores das práticas preventivas.

Durante o evento, os profissionais tiveram a oportunidade de interagir, fazendo perguntas por meio do chat, que foram respondidas pelos palestrantes, enriquecendo o diálogo e a troca de informações.