A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente, por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), inicia nesta segunda-feira, dia 08 de abril, o segundo levantamento do Índice Breteau (IB) de 2024, com o objetivo de monitorar a proliferação da dengue na cidade.

Na segunda análise do ano, o IB fará a vistoria em 3.962 imóveis nas sete áreas da cidade, definidas por sorteio, durante aproximadamente 15 dias. Neste o período, as equipes visitarão uma média de 500 a 600 residências por área. Em cada residência, os recipientes serão analisados para calcular o IB e o Índice de Infestação Predial (IIP).

A supervisora da VEM, Elaine Bertacco, explica que nesta primeira etapa, a equipe deve concluir a parte de campo em 15 dias, caso não haja intercorrências, como fortes chuvas, por exemplo. Em seguida, os dados serão analisados e digitalizados, o que deve ser concluído em mais 15 dias. A previsão é de que em 30 dias o resultado seja divulgado à imprensa e a toda comunidade.

O IB é utilizado para definir a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento, entre eles o Aedes aegypti, vetor da dengue, zika vírus e chikungunya. Vale lembrar que neste último ano de 2023 na cidade de Prudente foram registrados 36.197 casos positivos de dengue e 24 óbitos.

Para efetivar o trabalho, os moradores devem permitir a entrada do agente nas residências. Todos os servidores estarão devidamente identificados com uniformes e documentos, além de serem treinados para a efetivação do serviço.