Para lançamento da programação da Semana Municipal do Idoso, o prefeito Ed Thomas e o vice-prefeito Izaque Silva receberam na manhã desta terça-feira (28/09) o professor Waldemar Rigo Filho, o Mazinho, da Coordenadoria Municipal do Idoso e a coordenadora do CRI (Centro de Referência do Idoso) Luciana Troiani. A reunião contou com a participação do secretário de Saúde, Delton Eustasio Ferraz.

A Semana do Idoso ocorre do dia 1 ao dia 8 de outubro e é realizada em comemoração ao Dia Nacional do Idoso, celebrado no dia 1º de outubro. As ações são gratuitas e promovidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), Coordenadoria Municipal do Idoso, Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e Conselho Municipal do Idoso, com participação do Hospital Regional de Presidente Prudente (HR) e Unoeste.

Haverá uma ampla oferta de serviços, como palestras, caminhada, orientações de saúde, além de atividades físicas e recreativas. Os eventos seguem os protocolos de segurança, como uso de álcool em gel e obrigatório de máscara.

“A intenção é mostrar os idosos a importância deste momento de retomada, através das ações e atividades que proporcionem momentos de lazer, saúde e conhecimento para a população da terceira idade”, ressaltou o professor Mazinho. Segundo ele, toda programação deve atingir cerca de cinco mil idosos de Prudente.

Confira a programação da Semana Municipal do Idoso:

No dia 01/10, das 8h às 16h haverá VI Simpósio Intersetorial no anfiteatro do Hospital Regional, que abordará o tema Envelhecimento Humano. O evento é realizado pela SAS, Sesau, Conselho Municipal do Idoso em parceria com o HR e Unoeste. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal do HR no Youtube: YouTube.com/hospitalregionaldepresidenteprudente

No dia 04/10 das 9h às 11h haverá uma caminhada e alongamentos na quadra coberta do Parque do Povo.

No dia 05/10 das 9h às 11h será realizado o Fórum Municipal do Idoso, no Teatro do Centro Cultural Matarazzo, onde são aguardados cerca de 200 idosos para participar.

Nos dias 6 e 7 de outubro serão realizadas ações pontuais nos CRAS, ESF, UBS e no Centro de Referência do Idoso (CRI), localizado na Rua Ribeiro de Barros, 1.347.

O CRI preparou uma programação no dia 06/10 a partir das 8h com testes rápidos, alongamento; às 9h bate-papo com o secretário de Saúde, o médico ortopedista Delton Ferraz; às 9h30, orientações nutricionais com Maria Clara Gonçalves Siqueira.

No dia 07/10 das 9h às 11h na Unoeste será abordado o tema cuidados humanizados para a casa de repouso.

Dia 08/10das 14h às 17h será o encerramento da programação com um Bingo Musical no salão Rainha da Paz, na Rua Coronel Albino.

- Confira algumas das ações pontuais realizadas pelas ESF e UBS nos dias 6 e 7 de outubro:

No dia 6/10 – às 8h Cras Sudoeste, Coordenadoria do Idoso e Delegacia do Idoso realizam uma ação na Rua Sebastião Thomas da Silva, 262, Ana Jacinta.

Ainda no dia 06/10, na ESF do Humberto Salvador e Cras Augusto de Paula a partir das 8h haverá diversas atividades voltadas aos idosos.

No dia 07/10 - das 8h às 11h no estacionamento da UBS Brasil Novo haverá ações de valorização da Saúde do Idoso.