A programação especial preparada para marcar a Semana Municipal da Pessoa Idosa segue até sexta-feira. Na manhã desta terça (04/10), no Centro Cultural Matarazzo, aconteceu o Fórum Municipal da Pessoa Idosa, que contou com a presença do prefeito Ed Thomas.

Também compuseram a mesa a secretária Municipal de Assistência Social (SAS) e primeira-dama, Clélia Tomazini, o coordenador municipal da Pessoa Idosa, Danilo Bairradas, o delegado da Polícia de Proteção ao Idoso de Presidente Prudente, Marcus Vinicius Aquotti, o presidente da Câmara, Demerson Dias, as vereadoras Miriam Brandão e Joana D’arc, e a vice-presidente do Conselho da Pessoa Idosa e presidente Grupo da Melhor Idade no Brasil Novo, Dulce de Mello.

Na oportunidade, foi exibido o documentário “Envelhescência”, que aborda o processo do envelhecimento. Uma das integrantes do longa, Judith Caggiano, também esteve presente e, ao final, participou de um bate-papo.

O coordenador municipal da Pessoa Idosa, Danilo Bairradas, mencionou sobre a importância da promoção de atividades físicas e de lazer, para estimular a saúde e a independência das pessoas que se enquadram na terceira idade.

Dulce de Mello, vice-presidente do Conselho da Pessoa Idosa e presidente Grupo da Melhor Idade no Brasil Novo, definiu a pessoa idosa como ativa, apta a participar de diversas atividades, com direito ao lazer, a se exercitar e a conhecer novos lugares.

O delegado Marcus Vinicius Aquotti relatou sobre o papel da delegacia de Polícia e Proteção ao Idoso de Presidente Prudente e sobre os direitos garantidos à pessoa idosa. “Entre 2010, quando foi criada a delegacia, até hoje, houve um aumento de 70% nos atendimentos e ocorrências prestadas. Atendimento humanizado, justo, fraterno e prioritário. O estatuto garante direito a vida, saúde, liberdade, respeito, cultura, lazer, habitação, transporte, previdência e direito à justiça”.

A secretária da SAS, Clélia Tomazini, agradeceu a todos os presentes e mencionou o importante trabalho realizado pelo Conselho da Pessoa Idosa, pelos CRIs e CREAs. “Temos que trabalhar juntos para oferecer o melhor à população idosa. Temos grupos muito ativos, que de muita importância para proporcionar bons momentos. Infelizmente, há muitos idosos abandonados e precisam ser acolhidos pelo município, nossos locais de acolhimentos estão lotados” comentou a primeira-dama.

Por fim, Ed Thomas também agradeceu aos presentes e aos servidores que se empenharam para a realização desta Semana e mencionou sobre o cuidado que a pessoa idosa precisa receber. “Infelizmente, golpes e violência contra a pessoa idosa têm feito parte da realidade. Cada dia mais, o poder público precisa cuidar e olhar a essas pessoas. A entrega do CRI foi uma grande conquista para todos. Respeitar o idoso é respeitar a si mesmo”, finalizou Ed.

Confira a programação completa da Semana Municipal da Pessoa Idosa:

Nos dias 5 e 6/10 serão realizadas, por meio dos serviços e parceiros (Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde, Unoeste e OAB), diversas ações nos bairros do município, tais como palestras sobre as questões de direito e quanto à importância de valorizar o envelhecimento.

No dia 07/10, das 8h às 17h no Hospital Regional, será realizado o VII Simpósio Intersetorial do Envelhecimento. O evento, promovido pelo HRPP, marcará o encerramento da Semana Municipal da Pessoa Idosa. As inscrições podem ser realizadas pelo link: www.sympla.com.br.

A Semana Municipal da Pessoa Idosa está sendo realizada pelo Conselho Municipal do Idoso de Prudente em parceria com a Secretaria de Assistência Social, por meio da Coordenadoria do Idoso, e instituições parceiras.