A Prefeitura de Presidente Pudente, por meio de uma parceria entre a Polícia Ambiental e a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo, recebeu 11 jogos de mesas para refeição que serão destinadas a escolas de educação infantil do município. A entrega aconteceu na manhã desta sexta-feira (12/05), na sede da Polícia Ambiental, com a presença do prefeito Ed Thomas, da secretária Municipal de Educação (Seduc), Sirlei Oliveira, do capital do capitão da Polícia Ambiental, Júlio Cesar Cacciari de Moura, e diretor técnico da Penitenciária de Caiuá, do Claudinei dos Santos.

Além das mesas infantis, foram fabricadas algumas mesas em tamanho habitual, uma delas também será enviada à Seduc, e 20 casinhas para animais, que serão divididas entre a prefeitura e entidades que atuam na proteção animal.

De acordo com Cacciari, a iniciativa integra o Projeto Fábrica de Esperança, criado há três anos, e que realiza doações de madeiras apreendidas para entidades e prefeituras da região.

“A madeira utilizada na fabricação dessas peças são provenientes de apreensões que aconteceram em nossa região, em algum dos 53 municípios que integram a 3ª Companhia de Policiamento Ambiental”, explicou o capitão.

Uma das contempladas com o Projeto Fábrica de Esperança é a penitenciária de Caiuá. Segundo o diretor técnico, Claudinei dos Santos, entre 10 e 15 sentenciados participam das confecções dos mobiliários de madeira, o que possibilita a eles uma aprendizagem e, quem sabe, uma profissão no futuro.

De acordo com a secretária da Seduc, Sirlei Oliveira, os jogos de mesas recebidos serão distribuídos entre escolas de educação infantil, conforme a necessidade. “É o início de um projeto e de uma parceria que ainda vai garantir muita coisa boa para nossas crianças. É um benefício a todos, às crianças, aos detentos, ao meio ambiente, um grande exemplo e modelo de aplicação da política pública”, comentou Sirlei.

O prefeito Ed Thomas agradeceu a parceria da Polícia Ambiental e da Penitenciária de Caiuá pela parceria e pela iniciativa. “As mãos que um dia cometeram infrações, hoje produzem móveis da melhor qualidade e que beneficiam os que mais necessitam”.