Nesta terça-feira (25/07), no Recinto de Exposições Jacob Tosello, ocorreu a segunda distribuição dos itens adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que destina hortaliças, frutas, legumes e verduras produzidos por agricultores familiares para entidades assistenciais e pessoas em situação de vulnerabilidade social, que garantiu o recebimento de mais 13 toneladas de produtos, de 33 diferentes variedades.

A separação dos kits contou com a participação dos secretários municipais Clélia Tomazini, da Secretaria de Assistência Social, e Maurício Nabhan Garcia, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, pastas responsáveis por gerenciar a entrega, divisão dos produtos e distribuição entre as entidades.

Os produtos, provenientes de 36 produtores da região, foram distribuídos a 18 entidades e mais três projetos assistidos pelo município: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Projeto Aquarela, Serviço de Acolhimento para Pessoas em Situação de Rua (Sapru) e CRAS Alexandrina.

Entre as variedades recebidas na segunda edição, estão: abóbora seca, abobrinha menina, berinjela comum, jiló redondo, batata-doce, cebolinha comum, mandioca comum, laranja pera, limão-taiti, mamão formosa, abacate breda, tomate cereja, alface crespa, escarola, coco verde, brócolis, pimentão verde, tomate, repolho verde, almeirão, carambola, abóbora paulista, cenoura, acelga, couve, milho verde, almeirão, limão cravo, salsa comum, couve-flor, cheiro verde, agrião e abobora moranga.

Interrompido na cidade desde 2015, o programa foi retomado pelo prefeito Ed Thomas, tendo sido aprovada no mês de junho pelo Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome. O objetivo é oferecer alimentos de qualidade para as famílias beneficiadas e ainda estimular o desenvolvimento da agricultura familiar em Prudente e região, garantindo uma fonte de renda a esses produtores.

A secretária de assistência social e primeira-dama, Clélia Tomazini, que acompanhou novamente a separação e montagem dos kits, agradeceu aos produtores e reafirmou a importância do programa. “Agradecemos a todos que estão contribuindo com a iniciativa, além de ser uma oportunidade para a comercialização dos produtos que são produzidos aqui”.