A trilha ecológica do Horto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Presidente Prudente (Semea) recebeu na manhã desta terça-feira (01/08) a visita dos alunos do Programa de Educação Integral Cidadescola, matriculados na E.M. Doutor João Franco de Godoy (Navio).

Já no período da tarde, foi a vez dos estudantes da Escola Municipal Ivo Garrido serem contemplados com a experiência que proporciona o contato direto com a natureza, que foram acompanhados pelo engenheiro agrônomo Igor Cabreira da Silva e pelo tecnólogo em gestão ambiental, Defagner Marcon Pereira.

Os alunos foram recebidos pela educadora pedagógica, Eliana Junqueira, que guiou o passeio pelo local e mostrou as diferentes espécies de plantas, suas funções e importância no equilíbrio da natureza.

Reinaugurada em maio de 2022, a trilha do horto conta com um percurso de aproximadamente 1 km, onde é possível observar diversas espécies da flora e até da fauna brasileira, por exemplo.

Segundo a educadora pedagógica, Eliana Junqueira, nas visitas dessa semana, os alunos puderam conhecer uma árvore com o fruto do cacau, que é a matéria-prima para a fabricação do chocolate.

“A trilha é dividida em duas partes. Na primeira, são apresentadas as mudas que são utilizadas na arborização da cidade, momento utilizado para reflexão, para pensar sobre o planejamento das ações. No segundo momento, vamos para a trilha, onde apresentamos as espécies. Temos, por exemplo, um exemplar adulto de Pau-brasil, que faz parte da história do nosso país. Temos também uma árvore com o nome popular de Pau-formiga, que é sempre motivo de risos”, comentou a educadora.

Durante a experiência, os alunos também conheceram mais sobre o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente, quanto aos cuidados com a cidade, destinação de resíduos e a arborização das ruas onde moram.

O prefeito Ed Thomas comentou que a retomada da horta municipal e da trilha do horto estavam entre as prioridades da gestão, locais que são de muita importância para a cidade, como exemplos de práticas que dão certo e que podem contribuir as pessoas em diferentes sentidos.

Interessados em realizar a visita à trilha ecológica do horto podem fazer o agendamento por meio do telefone (18) 3906-5275, das 7h às 13h.

No próximo dia 17 de agosto, manhã e tarde, a equipe da Semea receberá os alunos do Colégio Cristo Rei.