Na manhã desta terça-feira (23/01), nas dependências do Recinto de Exposições Jacob Tosello, foi realizada a 15ª distribuição do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), iniciativa da Prefeitura de Presidente Prudente, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social (SAS), pasta pela qual responde a primeira-dama Clélia Tomazini, e de Agricultura e Abastecimento (Seagri), chefiada por Maurício Nabhan.

A 15ª edição garantiu a entrega de 18 toneladas de hortaliças, frutas, legumes e verduras produzidas por agricultores familiares para 33 entidades assistenciais e para os sete CRAS, que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social. Esta é a segunda distribuição do mês de janeiro, totalizando 38 toneladas de alimentos aos que mais necessitam.

De acordo com a assessora de secretaria da Seagri, Kannanda Cochi, a entrega dos kits para as entidades é acompanhada pela nutricionista da SAS, que faz a distribuição de forma igualitária. Já os Cras receberam entre 60 e 80 cestas cada unidade, totalizando 350 cestas para atender as famílias assistidas pelo município.

Os produtos que compõem a distribuição, provenientes de mais de 30 produtores, são das mais variedades, conforme a época da colheita. Nesta 15ª edição, os destaques foram para as frutas e legumes da estação: maxixe, limão, abacate, mandioca, batata-doce, mamão, abobrinha, berinjela, manga, quiabo, banana, cheiro verde, feijão, coco e milho verde.

Interrompido na cidade desde 2015, o programa foi retomado pelo prefeito Ed Thomas, tendo sido aprovada no mês de junho pelo Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome. O objetivo é oferecer alimentos de qualidade para as famílias beneficiadas e ainda estimular o desenvolvimento da agricultura familiar em Prudente e região, garantindo uma fonte de renda a esses produtores.